Simple Education

Conheça os principais desafios da educação bilíngue no Brasil

A educação bilíngue é de grande importância e está em crescimento no Brasil. Porém, mesmo em expansão ela encontra diversos desafios que precisam ser superados para que seja possível a implementação. Você conhece os principais desafios?

Veja, através deste artigo, quais são os principais desafios da educação bilíngue no Brasil e entenda quais as questões mais relevantes e importantes quando o assunto é esse tipo de educação!

Como funciona a educação bilíngue?

A educação bilíngue acontece quando uma escola promove a grade curricular em dois idiomas. De um modo geral, a escola oferece parte da grade curricular, ou seja, parte das matérias ministradas, em inglês.

Observe que é diferente do que apenas ofertar a matéria de inglês aos alunos, pois no caso do ensino bilíngue os alunos possuem aulas de geografia, história e matemática, por exemplo, porém em inglês.

Assim, o aluno aprende, desde cedo, a dominar a segunda língua, com maiores chances de ter alta qualidade em proficiência, sem que tenha apenas um momento definido na grade para aprender inglês.

Conheça os principais desafios

Ao mesmo tempo em que é de grande importância o ensino bilíngue, também existem diversos desafios que as escolas enfrentam no momento de implementar esse tipo de conceito de ensino.

Qualificação dos profissionais

Um dos principais desafios que existem na educação bilíngue no Brasil é a localização de profissionais capacitados e à altura desse tipo de atuação em sala de aula. Isso porque, diferentemente de aulas de inglês em períodos isolados, os professores precisam ter capacidade de ministrar diversos conteúdos, em inglês.

Para isso, existem técnicas e métodos que devem ser utilizados e nem sempre é algo simples encontrar profissionais que tenham esse tipo de domínio e habilitação para que possam contribuir ativamente na educação bilíngue no país.

Portanto, esse pode ser considerado um dos maiores e mais importantes desafios a serem enfrentados, pois boa parte da qualidade do ensino depende dos profissionais que atuam na área, de modo que contar com uma grade de professores que seja de qualidade e diferenciada, é essencial.

Criação de uma cultura bilíngue

Outro grande desafio que é muito verificado é na questão da necessidade de criação de uma cultura bilíngue. Não basta apresentar conteúdos em uma segunda língua aos alunos, pois é preciso que ele esteja envolvido da respectiva cultura para que a formação seja completa.

O ambiente pedagógico deve propiciar vivências cotidianas nos dois idiomas da escola, criando uma atmosfera completa e rica para que os alunos tenham contato profundo e de qualidade com o idioma extra.

Porém, essa questão também é um desafio, pois necessita de profissionais capacitados e de todo uma estrutura do corpo docente e da escola como um todo.

Processo de implementação

Outra questão que também merece atenção em relação aos desafios da educação bilíngue no Brasil é sobre o processo de implementação. Com isso, você pode verificar que os desafios iniciam antes mesmo de o conceito ser aplicado.

Para criar um ensino desse gênero é necessário contar com suporte de uma metodologia, o que pode acontecer através de um mecanismo próprio criado pela escola, bem como pode acontecer por uma metodologia já existente.

No entanto, não existe uma fórmula certa e única para essa escolha, pois vai depender muito de se escola deseja introduzir o ensino bilíngue a partir de uma metodologia encontrada no mercado ou se quer criar a sua própria.

Assim, o desafio nesse aspecto está na decisão de qual metodologia é a mais adequada. Porém, após a implementação, a metodologia pode ser moldada com o tempo e de acordo com as necessidades que forem surgindo no cotidiano escolar.

Considerações finais

Portanto, como visto ao longo do artigo, os desafios que uma escolha bilíngue precisa passar para conseguir seguir em frente e transformar o ensino com mais de uma língua, são grandes e vastos.

Porém, quando tudo ocorre de forma adequada e bem estruturada, os resultados são os melhores possíveis.

É muito vantajoso ofertar aos alunos essa possibilidade de aprendizagem na língua materna e em uma língua estrangeira, principalmente porque quando isso é feito, é feito desde as séries iniciais na escola.

Como resultado, os alunos têm grandes ganhos, pois o cérebro ainda está em processos iniciais de desenvolvimentos e tem mais capacidade de absorver aprendizados e maiores níveis de informações.

Assim, os alunos que passam por esse tipo de ensino têm maiores chances de obter níveis mais elevados de proficiência em inglês e com mais qualidade, pois podem vivenciar a língua de uma forma plena, com vivência da cultura.

Isso significa que a língua se torna mais próxima do aluno, se torna mais presente na rotina e no cotidiano, características que são essenciais para que o aprendizado aconteça com mais facilidade, familiaridade e profundidade.

Assim, apesar de encontrar dificuldades, não é à toa que o ensino bilíngue no Brasil está cada vez mais em crescimento e expansão, pois os benefícios são muitos e a procura crescente.

Quer saber mais detalhes sobre a educação bilíngue? Entre em nosso blog agora mesmo e veja muitos outros artigos como esse que estão esperando por você!

Compartilhe esse post

Acompanhe mais:

Procura uma solução bilíngue para a sua escola?

Nós somos referência em programas bilíngues e soluções de inglês para escola.

Simple Education Blog
plugins premium WordPress

Baixe Agora!

oLÁ, PARCEIRO SIMPLE :d

Por favor, preencha as informações abaixo e aguarde até 48h para receber seu acesso.