Simple Education

5 diferenciais de um colégio bilíngue

5 diferenciais de um colegio bilingue

As escolas bilíngues estão cada vez mais em evidência pela qualidade desse tipo de ensino, pelos benefícios que oferecem aos alunos e pelos diferenciais que possuem. Mas você conhece os principais diferenciais de um colégio bilíngue?

Leia este artigo até o final e descubra 5 diferenciais de um colégio bilíngue para ter ainda mais conhecimento sobre esse assunto e entender melhor a realidade desse ensino!

O que é o ensino bilíngue?

O ensino bilíngue é aquele em que o aluno aprende através de dois idiomas, sendo muito comum, no Brasil, o ensino em Português e Inglês.

Portanto, as escolas bilíngues possuem toda uma estrutura voltada a essa diversidade de idiomas e oferece parte da grade curricular nos dois idiomas.

5 diferenciais de um colégio bilíngue

Por incluir um idioma que não é materno no método de ensino fornecido aos alunos, um colégio bilíngue possui vários diferenciais que caracterizam e contextualizam a atividade.

Alguns diferenciais se referem mais à atividade prática desenvolvida e percebida pelos alunos, bem como outros são mais voltados à estrutura interna do mecanismo da escola. Porém, todos são de grande importância para a obtenção dos resultados esperados.

Veja logo abaixo:

Ensino através do inglês

Um dos principais diferenciais de um colégio bilíngue para um não bilíngue é justamente o ponto que caracteriza o ensino bilíngue, que é o fato de o inglês ser empregado não apenas na matéria de estudo da língua inglesa. Isso porque, o ensino das demais matérias da grade curricular também ocorre em inglês.

Portanto, um dos principais diferenciais é o fato de haver o aprendizado de conteúdos diversos através do inglês, como geografia e História, e não apenas o inglês em uma matéria isolada como acontece no ensino de apenas um idioma.

Vivência na cultura

Além disso, outro diferencial que uma escola bilíngue possui é a oferta da vivência da cultura inglesa aos alunos, ou de outra cultura a depender do segundo idioma escolhido pelo colégio. Para que o aprendizado seja completo, os alunos têm contato direto com a cultura, pois todo o ambiente é voltado a isso e trabalhado para que haja a convivência cultural.

Assim, o colégio promove a inclusão e o conhecimento cultural diverso do que existe no Brasil, sendo mais uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional aos alunos e uma excelente forma de ampliar o nível de proficiência em inglês.

Isso porque, é sabido que quando existe uma vivência dinâmica e contínua na cultura da língua estudada, o aprendizado acontece com muito mais eficiência, rapidez e solidez. É assim que acontece em intercâmbios, por exemplo, em que o nível de aproveitamento é alto justamente porque o aluno está experienciando o idioma contextualizado no seu cotidiano.

Estrutura pedagógica voltada ao duplo idioma

Outro ponto que é um diferencial no colégio bilíngue é em relação à estrutura pedagógica.

Por ofertar as disciplinas em mais de um idioma, a estrutura pedagógica precisa ser toda voltada ao conceito bilíngue. Ou seja, os métodos de pedagogia são fundamentados não apenas com o usual de todas as escolas do país, mas inclui elementos que vão além para suprir a necessidade do conceito bilíngue.

Professores mais qualificados

Mais um diferencial importante que existe nos colégios bilíngues é em relação ao corpo docente. O quadro de professores precisa ter mais qualidade, pois demanda exigências diferentes e mais aprofundadas.

Isso porque, o profissional que irá ensinar geografia, por exemplo, precisa saber realizar essa atividade também em inglês, sendo um grande avanço no nível do profissional.

Métodos personalizados

Uma escola bilíngue também possui o diferencial de contar com métodos personalizados. Existem métodos que são construídos pela própria escola ou que são adquiridos prontos dentro das opções existentes no mercado.

Porém, em ambos os casos os métodos são personalizados para que consigam atender as necessidades de aprendizado em dois idiomas que os alunos possuem.

Isso quer dizer que a metodologia é um diferencial, com maior imersão no idioma que não é o materno e com estratégias bem elaboradas para que o ensino surta os efeitos desejados.

Considerações finais

Dessa forma, como visto ao longo do artigo, são muitos os diferenciais que um colégio bilíngue possui. E isso é justificável, pois essa prática de ensino possui grande diferença da prática padronizada no Brasil.

Com isso, a necessidade de preceitos e execuções diferenciais é praticamente inerente. Seria impossível implementar uma segunda língua ativamente no ensino de uma escola, sem que isso surtisse inúmeros diferenciais.

Além disso, os diferenciais trazidos aqui são de grande impacto e importância dentro do conceito de escola bilíngue, pois justamente por serem aplicados no cotidiano dos alunos, são responsáveis por efetivar o ideal elaborado e transformar o nível de ensino a algo maior e de melhores resultados.

Conheça nosso blog agora mesmo e veja muitas outras publicações como essa para você ficar ainda mais por dentro do ensino bilíngue no Brasil.

Compartilhe esse post

Acompanhe mais:

Procura uma solução bilíngue para a sua escola?

Nós somos referência em programas bilíngues e soluções de inglês para escola.

Simple Education Blog
plugins premium WordPress

Baixe Agora!

oLÁ, PARCEIRO SIMPLE :d

Por favor, preencha as informações abaixo e aguarde até 48h para receber seu acesso.