Simple Education

Você sabe o que é um programa de ensino bilíngue? Conheça 4 etapas

Programa de ensino bilíngue para escolas

Devido ao crescente desenvolvimento tecnológico no mercado, podemos perceber um grande movimento de quebra de fronteiras ao redor do mundo, uma vez que a internet está aproximando culturas, etnias e pessoas de diversos lugares. E nesse quesito, podemos perceber a necessidade de dominar línguas, a fim de se comunicar de maneira eficiente com outras nações.

Com isso, percebemos os incríveis benefícios da adoção de um programa bilíngue nas instituições de ensino, que incentivam alunos a dominar línguas de maneira lúdica e prática. Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e saiba mais sobre a importância de um programa de ensino bilíngue e suas principais vantagens.

Professores para o ensino bilíngue

Afinal, o que é um programa de ensino bilíngue?

Em geral, podemos definir que um programa de ensino bilíngue nada mais é do que uma atividade criada no contraturno da escola, que tende a realizar a prática de ensino por meio da língua. De forma prática, será possível aprender a língua e outros tipos de conteúdos através de uma carga horária um pouco mais extensa do que a habitual.

Existem diversas práticas para fomentar esse ensino dentro das instituições de ensino, como o creative writing, cooking, art, drama, reading e animation, por exemplo.

Contudo, existem escolas que também optam por aumentar a carga horária de inglês sem a necessidade de incorporar o contraturno, basicamente investindo em programas que tendem a ensinar a língua inglesa, por exemplo. Dessa forma, esse projeto pode ser vinculado à outras áreas de ensino, mas que são ministradas na língua escolhida — geralmente em inglês.

Como funciona um programa de ensino bilíngue?

Conforme dito acima, as aulas de um programa de ensino bilíngue costumam ser realizadas somente na língua escolhida, a fim de que os alunos pratiquem o idioma, ao mesmo tempo em que aprendem outras áreas do conhecimento.

Olhando “por fora”, pode parecer bem simples. Contudo, por trás da integração do ensino bilíngue, existem diversos processos envolvidos, como por exemplo:

1. Contratação de Profissionais

De forma geral, os professores que tendem a atuar nesse programa devem passar por um processo seletivo taxativo, a fim de avaliar sua atuação pedagógica, nível linguístico, experiência de mercado e a possibilidade de integrar-se facilmente aos valores e costumes da escola.

Caso a instituição opte por um coordenador que não possua domínio na língua inglesa, por exemplo, o processo seletivo tende a ser ainda mais complicado. Por vezes, pode ser necessário realizar a contratação de uma empresa terceirizada para implantar as metodologias do ensino bilíngue de forma assertiva e acompanhar os processos seletivos de maneira mais profissional.

2. Formação

Além de ter uma noção mais ampla acerca do material, é necessário preparar o profissional escolhido para processos específicos da escola. No entanto, essa questão não está relacionada unicamente ao aprendizado do inglês ou de qualquer outra língua demandada no programa, mas também na forma em que esse profissional atua em sala de aula.

Isso porque os programas de ensino bilíngue tendem a exigir uma formação estritamente planejada, além de atualizações constantes na área. Logo, quando uma instituição de ensino contrata uma empresa especializada na implementação desse programa, ela passa a acompanhar todos os professores nessa jornada, mostrando-lhes o que deve melhorar, desenvolver e otimizar.

3. Avaliação

Nesse ponto, é necessário fazer uma análise de boletins, a fim de que estejam condizentes com a maneira em que a instituição ensina.

4. Capacitação e divulgação de alunos

Esse processo é de extrema importância, uma vez que acaba envolvendo a questão da comunicação, bem como os benefícios captados do ensino bilíngue. Além disso, também se avalia como o programa está funcionando, e quais informações estão sendo enviadas para as famílias dos alunos.

Logo, a campanha de divulgação deve conter um cronograma bem específico e otimizado. Portanto, esses são apenas alguns dos itens mais importantes para realizar a implementação de um programa totalmente bilíngue nas escolas.

Os benefícios de ser uma escola bilíngue

Principais benefícios da adoção de um programa bilíngue

Em geral, sabemos que o mundo atual é basicamente caracterizado por mobilidade e até mesmo por fronteiras que, aos poucos, irão se desfazendo graças a globalização, mediante a acessibilidade da internet. Logo, essa acessibilidade acaba promovendo uma integração cada vez mais universal entre os países do mundo.

Sendo assim, o principal objetivo do ensino bilíngue, nesse quesito, é basicamente conectar pessoas de todo o mundo, fazendo com que oportunidades sejam abertas para desenvolver habilidades socioemocionais. Através dela, tendemos a valorizar cada vez mais a diversidade, bem como o respeito por outras pessoas, culturas e povos.

Além disso, o ensino bilíngue consegue fazer uma análise criteriosa acerca de estereótipos, bem como estimular práticas de solidariedade, de valorizar e até mesmo de compreender a interdependência mundial, resistindo e reconhecendo que a ideia de inimizade é um pensamento arcaico, favorecendo cada vez mais a tolerância e liberdade de expressão entre as nações.

Como escolher um programa bilíngue?

Em geral, a primeira dica para escolher um excelente programa de ensino bilíngue, é avaliar aquela que possua a mesma sinergia que a instituição de ensino oferece. Sendo assim, de forma prática, busque analisar os valores, a missão e a visão da empresa que se deseja contratar.

Um outro aspecto importante que pode ser analisado, é a etapa de implementação, a fim de mensurar o comportamento contínuo dessa integração.

Formações, materiais didáticos, e até mesmo o apoio direto com a divulgação são apenas alguns exemplos que precisam ser avaliados na hora de realizar a contratação de um programa bilíngue de acordo com as diretrizes e demandas da escola.

Independente do caminho, seja para realizar a implementação do programa bilíngue de forma independente, ou de poder contar com uma empresa especializada nesse processo, investir em um programa nada mais é do que formar agentes eficientes para performar de forma global, e atuar em diversos tipos de campos ao redor do mundo.

É a quebra de fronteiras profissionais e pessoais, levando o indivíduo a ter uma experiência positiva e sem limitações.

Ouça nosso podcast sobre o ensino bilíngue no Brasil

Conclusão

Conforme vimos, o programa bilíngue acompanha a modernidade atual, fazendo com que pessoas sejam cada vez mais capacitadas para lidar com as demandas mercadológicas atuais, e consigam assumir cargos profissionais eficientes e concorridos.

Sem contar que contribui para a união das nações, uma vez que a tecnologia tende a unificar raças e etnias ao redor de todo o mundo, encurtando a distância e favorecendo contatos.

Portanto, agora que você já tirou todas as suas dúvidas sobre o programa de ensino bilíngue, que tal conhecer nossas soluções? Acesse agora mesmo o nosso site e saiba como podemos ajudar sua instituição e ensino a implementar o programa bilíngue de forma eficiente.

Compartilhe esse post

Acompanhe mais:

Procura uma solução bilíngue para a sua escola?

Nós somos referência em programas bilíngues e soluções de inglês para escola.

Simple Education Blog
plugins premium WordPress

Baixe Agora!

oLÁ, PARCEIRO SIMPLE :d

Por favor, preencha as informações abaixo e aguarde até 48h para receber seu acesso.