Simple Education

Reunião Escolar: qual é sua importância para os filhos?

reuniao-escolar-qual-e-sua-importancia-para-os-filhos

Na correria diária qualquer tempo livre é um momento raro que todos desejam aproveitar. Quando a escola convoca os familiares para uma reunião de pais e mestres, muitas pessoas ficam chateadas por ocuparem um tempo livre, com algo que para eles poderia se resumir a um simples e-mail. Isso ocorre porque não entendem a importância da reunião escolar.

Alguns pais acreditam que reuniões são uma perda de tempo, que não fazem diferença na trajetória escolar do filho, que melhor seria estar em casa com a família, do que na escola ouvindo coisas que para eles não fazem sentido. Este é um grande engano, as reuniões são o maior elo de ligação da escola com a família e estar com ela é tão importante quanto estar reunido com aqueles que amamos no conforto do nosso lar.

Objetivo

Reunião Escolar

Quando a escola convida a família para a reunião escolar, ela deseja conhecer melhor a rede que envolve cada estudante, esta é a melhor forma de contato entre instituição e responsáveis. O encontro tem o objetivo de alinhar e discutir as expectativas de escola e familiares, para que seja traçado um planejamento de ações, com a participação de ambas as partes, na jornada pedagógica do aluno.

A instituição também deseja, com a reunião, demonstrar quais são seus valores e quais serão as diretrizes seguidas pela escola em determinadas questões, apresentar como serão abordados temas atuais, questões delicadas e pontuais no ano letivo. Quando uma questão inesperada acontece na escola, geralmente é organizada uma reunião extra para que os educadores discutam com a família qual melhor procedimento deverá ser adotado.

Qual é a importância?

Tudo que uma criança e adolescente espera dos pais é amor e compreensão, participar da reunião escolar é penetrar no universo do estudante, além de ser uma forma de demonstrar que tenta entender seus anseios e preocupações.

A presença dos pais na escola é uma forma de diminuir o abismo que muitas vezes existe entre responsáveis e estudantes, demonstra o interesse nas suas questões, comunica um apoio muito importante no desenvolvimento pessoal.

Desenvolvimento emocional

A família é uma importante base na vida do aluno, assim como a escola também, a união destas duas forças só vai fortalecer a confiança e autoestima da criança ou adolescente e fará com que se sinta valorizado. Este estímulo vai impulsionar não só sua evolução acadêmica, como seu desenvolvimento emocional.

Fortalecimento de laços

Normalizar a presença dos responsáveis na escola é importante para estreitar os laços entre família e instituição e facilitar a comunicação entre ambos. É frustrante para o aluno quando o pai só vai a sua escola quando algum problema acontece, a sensação costuma ser de abandono e desânimo. Conhecer as pessoas que estão transmitindo conteúdo e valores para seus filhos é uma oportunidade que só vai fortalecer os laços familiares e o potencial do estudante. Tem coisa melhor do que ouvir um professor, se identificar com o que ele diz e saber que ali você tem um parceiro nesta tarefa tão difícil, que é educar um ser humano?

A interação com outros pais e professores auxilia os familiares a compreenderem quais as questões comuns àquela faixa etária que o aluno se encontra, quais os desafios e questões que os preocupam. Isso ajudará a entendê-los melhor, respeitar suas opiniões e a abordagem de assuntos complicados será mais fácil.

Alguns pais não conseguem o diálogo em casa, mas também não frequentam as reuniões escolares, as reuniões podem trazer respostas que muitas vezes o filho não conseguirá elaborar sozinho. O encontro contribui para que possa ouvir os anseios de outros pais e ouvir os educadores que lidam melhor com questões daquela faixa etária.

Panorama atual

Alguns pais se sentem perdidos e deslocados nas reuniões escolares e por isso não retornam, o que acontece é que muitas vezes eles não têm a menor noção do panorama que o filho está inserido. É como se existissem duas pessoas, aquela que ele convive em casa e aquela que se expressa na escola, não parece fazer sentido. Muitas vezes, é a escola que apresenta para os familiares as paixões e medos das crianças e adolescentes e isso assusta os pais.

Encare as reuniões escolares como uma imersão no universo do seu filho, importante para que você se atualize e consiga lidar com ele de forma mais próxima e respeitosa, lembre-se que já esteve neste mesmo lugar e tudo o que desejava era compreensão e apoio.

Compreensão

Para alguns pais, o desempenho dos filhos pode ser mensurado através das notas, mas esta é uma ideia muito ultrapassada, que já não cabe aos estudantes atuais. Por meio das reuniões escolares você consegue entender como é o comportamento do seu filho na escola; é aquela oportunidade que você sempre quis de ser uma mosquinha e saber como ele se comporta na sua ausência.

Se o estudante tem notas baixas, mas fica em silêncio nas aulas, senta nas cadeiras da frente, é carinhoso e respeitoso com os colegas, percebe que há uma questão alheia à sua vontade e dedicação que está causando estas notas baixas? São tantas variáveis que implicam em uma nota vermelha no boletim, que você precisará investigar para ajudá-lo da forma mais assertiva possível.

Quando a escola o convocar para uma reunião escolar, dê essa oportunidade para você e seu filho. Dedique este tempo para vocês, se entregue nesta imersão e colha os frutos do seu empenho.

Quer conhecer um pouco mais sobre nossa proposta pedagógica? Vem com a gente.

Compartilhe esse post

Acompanhe mais:

Procura uma solução bilíngue para a sua escola?

Nós somos referência em programas bilíngues e soluções de inglês para escola.

Simple Education Blog
plugins premium WordPress

Baixe Agora!

oLÁ, PARCEIRO SIMPLE :d

Por favor, preencha as informações abaixo e aguarde até 48h para receber seu acesso.