Simple Education

Top 10 Benefícios de Ser Bilíngue

Já parou pra pensar sobre as vantagens do ensino bilíngue? Hoje vamos mostrar os benefícios que vão te convencer a escolher essa modalidade, que modéstia parte, a Simple tem história e propriedade pra falar sobre.

Segue esse fio:

 1. Impulsiona o Currículo

Devido à tecnologia e à internet, nosso mundo está encolhendo. Muitas culturas estão se misturando e muitos idiomas são falados dentro do mesmo país. É sempre uma vantagem saber outro idioma ao se candidatar a um emprego. Os empregadores tendem a contratar funcionários bilíngues, pois podem traduzir, viajar mais facilmente, trabalhar com empresas internacionais… a lista continua!

 2. Amplia o acesso à cultura

Uma criança bilíngue pode, por exemplo, ter parentes que falam um idioma diferente do seu idioma nativo. Sem conhecer um segundo idioma, ela não seria capaz de conversar, rir e aprender com eles. Além disso, há muitas histórias e músicas que perdem significado na tradução. Uma criança bilíngue tem acesso a mais cultura, o que apenas enriquece a vida!

 3. Ajuda a Combater a Demência

Pesquisas da área de neurociência voltadas à plasticidade cerebral demostraram que pessoas bilíngues podem atrasar o início ou prevenir o Alzheimer. Incrível, não? Além disso, ter que acessar continuamente dois idiomas, decidir qual idioma está sendo falado e depois acessar todas as nuances desse idioma é um ótimo exercício para o cérebro! Exercitar o cérebro é um componente-chave para manter nossas habilidades cognitivas afiadas.

 4. Aprender um 3º Idioma é Mais Fácil

Falar um terceiro idioma tem muitos benefícios. Um deles é que seu filho será ainda melhor nos outros benefícios listados aqui. Além disso, seu filho agora pode conversar com pessoas que falam um dos seus 3 idiomas diferentes! Isso traz muitos benefícios culturais, de viagem e de trabalho.

5. Melhora a Atenção Auditiva

Um cérebro bilíngue é melhor em ouvir sons da fala e entonação. Isso pode se traduzir em uma atenção auditiva aprimorada. Diversos estudos afirmam que a atenção auditiva é importante para ouvir e aprender.

6. Melhora a Função Executiva

Os cérebros bilíngues precisam constantemente decidir qual idioma está sendo falado e, em seguida, acessar palavras, gramática e pronúncia nesse idioma. Estudos mostraram realmente uma diferença na estrutura de um cérebro bilíngue.

 7. Melhora o Gerenciamento de Conflitos

Quando um falante bilíngue fala ou ouve palavras, ele/ela precisa inibir um idioma e usar o outro. Esse controle cognitivo mostrou ajudar falantes bilíngues a serem melhores em gerenciamento de conflitos, mesmo em crianças pequenas!

 8. Melhora o desempenho em Multitarefas

Pessoas que falam mais de um idioma precisam avaliar constantemente informações recebidas e, em seguida, inibir as informações que não são relevantes. Além disso, podem precisar alternar entre ambos os idiomas. Isso requer controle cognitivo.

 9. Melhora o Pensamento Flexível

Pesquisas mostraram que pessoas que falam mais de um idioma são melhores em usar informações de novas maneiras. Um pensamento flexível também propulsiona a compreensão dos ambientes e possibilita analisar situações complexas com maior agilidade.

 10. Melhor em Categorização

Ser capaz de categorizar objetos, palavras e imagens é uma habilidade linguística importantíssima. Isso ajuda uma criança a aprender e armazenar rapidamente novos vocabulários. Uma criança pode relacionar novas informações às informações antigas, o que ajuda na memória e aprendizado também. Crianças bilíngues geralmente são melhores na categorização.

Por fim, de acordo com o professor da Universidade do Alabama, James Flege, em entrevista para o PopSci, crianças têm uma mente menos cheia do que os adultos, logo, quanto mais cedo, melhor será o aprendizado ao passo que evitará possíveis traumas comuns aos estudantes com mais idade. Para além de tudo isso, você sabia que é mais fácil aprender uma terceira língua estrangeira? Isso acontece porque o cérebro aprendeu a aprender um idioma. Independente da melhor forma de aprendizado que o seu cérebro considere, ele aprendeu como é possível aprender uma nova língua estrangeira e isso facilitará para as próximas que desejar dominar.

 Aposto que valeu a pena chegar aqui. Então, não dixe de nos seguir nas redes sociais para sempre estar por dentro das atualidades e curiosidades do mundo bilíngue. 

Compartilhe esse post

Acompanhe mais:

Top 10 Benefícios de Ser Bilíngue

Já parou pra pensar sobre as vantagens do ensino bilíngue? Hoje vamos mostrar os benefícios que vão te convencer a escolher essa modalidade, que modéstia

Procura uma solução bilíngue para a sua escola?

Nós somos referência em programas bilíngues e soluções de inglês para escola.

Simple Education Blog
plugins premium WordPress

Baixe Agora!

oLÁ, PARCEIRO SIMPLE :d

Por favor, preencha as informações abaixo e aguarde até 48h para receber seu acesso.