Simple Education

Habilidades e competências da língua inglesa no ensino básico

Conhecer as habilidades e competências da língua inglesa no ensino básico é essencial para garantir o aprendizado dos seus alunos. Tudo o que é definido pelos órgãos responsáveis precisa ser respeitado pelas instituições de ensino.

Porém, para que isso aconteça, é necessário saber o que é esperado por esses órgãos em relação ao ensino das escolas. E por esse motivo, é tão importante conhecer as habilidades e competências que precisam ser desenvolvidas neste sentido.

Por isso, separamos aqui, os pontos mais importantes em relação a ambos, sem deixar nada de fora. Além de conhecer as habilidades e competências, você também vai conferir outras informações essenciais que estão ligadas à língua inglesa no ensino básico. Boa leitura!

Como descobrir o que deve ser ensinado em relação ao inglês?

Antes de falar sobre as habilidades e competências da língua inglesa no ensino básico, é preciso entender quem são os responsáveis pela sua criação. Com isso, você já sabe quem consultar para garantir que não está descumprindo nada que seja obrigatório.

A responsável por definir esses pontos é a Base Nacional Comum Curricular, chamada de BNCC, e que não pode ser ignorada. É ela que orienta as instituições de ensino sobre o que é necessário ser ensinado dentro das escolas para garantir o aprendizado dos alunos.

E em relação à língua inglesa no ensino básico, é ela que define o que deve ser desenvolvido por parte das empresas. Todo o país precisa respeitar as suas diretrizes, pois, somente assim, podemos garantir que estamos oferecendo algo, de fato, correto para os estudantes.

De maneira geral, a BNCC definiu que o ensino de língua inglesa deve ser obrigatório para os que estão terminando o ensino fundamental. Porém, ele não pode ser ensinado de qualquer forma, sem ter um objetivo definido para essa tarefa.

É por isso que existem as habilidades e competências que iremos abordar a partir daqui. Por meio desses dois pontos, é possível definir como a sua escola deve agir para conseguir atingir o objetivo de ensinar a língua inglesa no ensino básico de forma correta.

Língua inglesa no ensino básico

Quais são as habilidades da língua inglesa exigidas?

Como já dissemos, as habilidades da língua inglesa no ensino básico são definidas pela BNCC. Neste documento, podemos notar que são cinco os pontos que precisam ser trabalhados pelas instituições de ensino no canário atual.

O ideal é que tudo isso aconteça de forma natural, sem que o aluno se sinta forçado a estudar o idioma estrangeiro. Se o aprendizado for espontâneo, a tendência é que seja mais significativo do que algo em que ele foi obrigado a se inserir.

Em todo caso, os cinco eixos que precisam ser bem trabalhados na língua inglesa, definidos pela BNCC são os seguintes:

  1. escrita: aqui, a instituição deve focar em fazer com que o aluno consiga desenvolver uma escrita autônoma, mas que seja responsável, e, claro, na língua inglesa;
  2. oralidade: além da escrita, também é preciso incentivar e desenvolver a oralidade dos alunos, que devem dominar bem a fala no idioma estrangeiro;
  3. leitura: a escrita e a fala só podem ser conquistados com bastante leitura, e para isso, é preciso conhecer os gêneros textuais do inglês e trabalhar sempre a interpretação dos alunos em sala de aula;
  4. conhecimento linguísticos: aqui, escrita, fala e leitura são trabalhadas em conjunto, para que o indivíduo consiga compreender o novo idioma em sua totalidade, sendo, de maneira resumida, uma junção das três primeiras que apresentamos;
  5. dimensão intercultural: é preciso que a instituição trabalhe a interação entre culturas da língua inglesa com a materna, mostrando que é possível usar as duas de maneira respeitosa, com a diversidade, inclusive, sendo fator fundamental.

Como você pode ver, a ideia é fazer com que as habilidades tratem sobre o desenvolvimento do aprendizado de inglês como um todo. Dessa maneira, o estudante consegue, realmente, já utilizar a língua inglesa no ensino básico quando for necessário.

Hoje, dominar o inglês é visto como algo essencial para o ser humano, afinal de contas, passamos por um momento de grande globalização. E, pensando no futuro, é imprescindível que os alunos consigam atuar na sociedade de maneira bilíngue, quando forem exigidos.

Língua inglesa no ensino básico

Quais são as competências definidas para o idioma?

Agora falando sobre as competências da língua inglesa no ensino básico definidas pela BNCC, precisamos entender que são ainda mais amplas. Aqui, o número é maior e precisam de grande atenção por parte das instituições de ensino para serem desenvolvidas.

Caso o objetivo não seja alcançado, é compreendido que o aluno não teve um aprendizado de qualidade. E, com isso, a reputação do colégio pode ser afetada, o que pode gerar a perda de alguns estudantes em decorrência da falta de técnicas corretas.

Desse modo, as 6 competências de língua inglesa no ensino básico que precisam ser desenvolvidas são as seguintes:

  1. saber quais são os patrimônios culturais da língua inglesa, e, mesmo que eles sejam materiais ou não, eles precisam ser de conhecimento dos estudantes;
  2. desenvolver a capacidade do estudante de conseguir se comunicar na língua inglesa em textos impressos e nas mídias digitais, conforme a demanda do mundo atual;
  3. identificar quais são as semelhanças existentes entre a língua materna e a inglesa, além de também fazer o mesmo processo em relação às diferenças;
  4. fazer com que o aluno consiga identificar qual é o local da língua portuguesa e inglesa dentro de um universo tão plural quanto é o nosso mundo;
  5. utilizar tecnologias e formas de linguagens diversas em inglês, sempre de maneira ética e responsável, para não ferir a existência ou honra de outra pessoa ou grupo;
  6. tornar possível que o indivíduo elabore um repertório que faça com que o permita usar a nova língua fazendo uso de toda a sua diversidade linguística.

Como é possível ver, são várias as competências que precisam ser desenvolvidas por uma escola. Dessa maneira, a sua escola consegue garantir que os seus estudantes estão, de fato, acompanhando o ritmo correto de aprendizado.

Em todo caso, contar com soluções que te ajudam a cumprir com isso no ensino básico pode ser um desafio, porém, é possível superá-lo. Contando com uma metodologia bilíngue, por exemplo, o seu trabalho se torna muito mais simples e efetivo.

Por isso, a Simple Education pode te ajudar, afinal de contas, somos especialistas no ensino da língua inglesa. Aqui, usamos ferramentas e estratégias que melhoram o aprendizado dos estudantes, sempre respeitando o que é definido pela BNCC.

E se você tem interesse em contar com a nossa ajuda para melhorar a sua escola, acesse nosso site para conhecer mais!

Compartilhe esse post

Acompanhe mais:

Procura uma solução bilíngue para a sua escola?

Nós somos referência em programas bilíngues e soluções de inglês para escola.

Simple Education Blog
plugins premium WordPress Neste texto, além de conhecer as habilidades e competências, você também vai conferir outras informações essenciais ligadas à língua inglesa no ensino básico.

Baixe Agora!

oLÁ, PARCEIRO SIMPLE :d

Por favor, preencha as informações abaixo e aguarde até 48h para receber seu acesso.