Simple Education

5 dicas para engajar os pais no ensino bilíngue dos filhos

O crescimento da importância de um idioma estrangeiro se tornou um ponto fundamental no momento de os pais tomarem uma das decisões mais importantes: em qual escola matricular os filhos?

A expansão do ensino bilíngue e também as restrições impostas pela pandemia ao longo de dois anos, mostrou aos pais a importância de acompanhar a vida escolar das crianças e dos adolescentes.

Inclusive, é estatisticamente comprovado que a maior participação dos pais favorece o ensino bilíngue e promove maior confiança do aluno diante da instituição de ensino e também para resolver os problemas e desafios da vida.

Com isso em mente, separamos 5 dicas para engajar os pais no ensino bilíngue de seus filhos. Confira!

5 dicas para engajar os pais no ensino bilíngue dos filhos

1. Comece pelo exemplo

Assim como o hábito da leitura, é fundamental que os pais deem o exemplo para os filhos em relação àquilo que lhes é esperado.

Por exemplo, com a educação bilíngue, muitos pais acreditam que os filhos devem sair falando inglês a torto e a direito como se estivessem na escola.

O ideal, de fato, é que isso aconteça. No entanto, estamos no Brasil e o idioma oficial é o português. Para os educadores, é fundamental orientar os pais sobre esse ponto que parece óbvio, mas não é.

Muitas crianças se sentem inseguras ao utilizar o idioma não nativo em casa, e isso é normal principalmente quando entram no ensino bilíngue após a infância.

Uma das maneiras de engajar os pais é demonstrando a importância de criar em casa um ambiente que estimule o jovem a usar essa ferramenta linguística a seu favor.

Explique que, ao deixar um livro de receitas em inglês na cozinha, os pais podem incentivar os filhos a usarem esse guia para preparar uma sobremesa ou uma refeição completa.

Note que não falamos para utilizar o inglês de maneira fria e automatizada, e sim, colocando no contexto da família.

2. Recomende filmes universais

Assistir filmes e séries certamente é uma maneira muito eficiente de aprender as variações de um idioma, como os sotaques, regionalismos e até mesmo as gírias.

A escola certamente precisa passar conteúdos que são definidos pelo Projeto Pedagógico, no entanto, toda instituição pode escolher fazer isso de modo mais integrado com a sociedade moderna ou com a estrutura tradicional de ensino.

Séries como How To Become A Tirant, da Netflix, servem como uma referência histórica que ajuda os alunos na sala de aula nessa disciplina, ao mesmo tempo que fornece um entretenimento gostoso e educativo.

Precisamos falar sério. É sabido que as crianças e adolescentes têm dificuldade para se sentar em frente aos livros e passar horas estudando. Se nem eles gostam disso, quem dirá os pais que têm milhares de outras coisas para se preocupar.

É fundamental pensar nessas mídias alternativas e que podem levar a família a se reunir para consumi-las. Claro que com os devidos limites e sem exagero no tempo de exposição às telas.

3. Estimule produções culturais

As crianças se divertem fazendo peças de teatro, porém, com o passar dos anos, se não houver o acompanhamento adequado, esse gosto pode ir se perdendo.

Em escolas bilíngues esse tipo de atividade é fundamental para estimular na criança a oratória e a capacidade de moldar a sua personalidade em outro idioma com base no contexto em que está inserida.

Por exemplo, a aula de inglês pode muito bem criar uma sessão de teatro com Othello de William Shakespeare. A tragédia é divertida, rápida, e considerada uma das que possui a linguagem mais acessível na versão “original”.

As aulas de história podem promover Júris Simulados ou até mesmo encenações de eventos históricos que envolvem toda a escola.

Além de criar maior união na instituição como um todo, estimulando os estudantes a se expressarem, é uma forma de trazer os pais para o colégio para que eles conheçam a estrutura e possam confiar a educação formal dos seus filhos aos profissionais da área.

4. Compreenda as limitações

É importante ter em mente que aproximadamente 1% dos brasileiros são fluentes em inglês.

Não se engane. A maioria dos pais dos alunos de escolas bilíngues, não falam inglês fluente. Essa é uma habilidade e uma competência muito escassa no mercado de trabalho. Felizmente, a história está mudando.

Assim, uma estratégia é que a instituição de ensino ofereça cursos de curta ou média duração para que os pais aprendam o básico do inglês para se comunicar com os filhos nessa língua.

Porém, também precisamos falar sobre o constrangimento que alguns pais expressam ao ser vistos na escola como alunos. Assim, as aulas podem ser remotas ou em contraturno.

Para promover maior integração entre eles e os pequenos, pode-se investir em atividades e lições de casa que possuam propostas parecidas, de modo que, ao parecer que os pais estão ajudando, na verdade também estão aprendendo.

5. Oriente os pais sobre o ensino bilíngue

A maior razão pela qual os pais não ajudam os filhos a fazer os deveres de casa ou a estar na escola com a frequência que gostariam é a falta de tempo.

Afinal, a rotina é corrida e isso também não pode ser negado. Porém, os pais podem participar da vida escolar de maneira satisfatória sem se sobrecarregar com isso.

Queremos dizer que o hábito de os pais estimularem conversas em outros idiomas, assistir filmes sem legenda e ouvir músicas em inglês é fundamental para criar um ambiente acolhedor em casa se o aprendizado da língua for a prioridade da família.

Cabe aos professores, os verdadeiros profissionais da educação, orientar a respeito das melhores formas de se abordar os pequenos e encontrar os assuntos que despertam os seus interesses para uma conexão mais profunda.

Por fim, a cada dever de casa, é importante citar alguma fonte que possa ajudar na pesquisa. Não há nada mais desmotivante do que um pai ou mãe supermotivado, mas que não domina o assunto para ajudar o filho.

Aqui na Simple Education nós ajudamos a sua instituição a implementar o ensino bilíngue com orientação de boas práticas para promover maior qualidade nos processos como um todo.

Acesse a nossa página para conferir!

Compartilhe esse post

Acompanhe mais:

Top 10 Benefícios de Ser Bilíngue

Já parou pra pensar sobre as vantagens do ensino bilíngue? Hoje vamos mostrar os benefícios que vão te convencer a escolher essa modalidade, que modéstia

Procura uma solução bilíngue para a sua escola?

Nós somos referência em programas bilíngues e soluções de inglês para escola.

Simple Education Blog
plugins premium WordPress

Baixe Agora!

oLÁ, PARCEIRO SIMPLE :d

Por favor, preencha as informações abaixo e aguarde até 48h para receber seu acesso.