Simple Education

Qual é a melhor idade para aprender inglês?

melhor idade para aprender inglês

Nós vivemos em um mundo altamente globalizado, e a importância de se aprender um outro idioma se tornou imprescindível. Por isso cada vez mais cedo as crianças estão aprendendo novas línguas, mas a dúvida é: qual a melhor idade para aprender inglês?

Com o ensino bilíngue esse aprendizado se tornou mais fácil nas escolas, as crianças aprendem inglês ao mesmo tempo que também falam sua língua materna, mas isso ainda gera muitas dúvidas nos pais, que têm medo de seus filhos se confundirem.

E há muitas dúvidas sobre o ensino precoce da língua inglesa para as crianças, muitos acreditam que pode atrapalhar outros aprendizados.

Levando isso em consideração, nós da Simple vamos esclarecer essas dúvidas, explicando o que é o ensino bilíngue, qual sua importância para as crianças e se existe uma idade ideal para se começar a aprender inglês, fique com a gente até o final do texto!

O que é o ensino bilíngue?

Quando falamos de ensino bilíngue estamos mencionando o tipo de aprendizagem focado em mais de uma língua, ou seja, que tem como objetivo incentivar a criança a aprender e a descobrir coisas novas através de duas línguas diferentes.

Ou seja, ao optar por esse tipo de educação, o intuito dos pais é que os pequenos possam crescer conhecendo outras línguas além do português, despertando a curiosidade a familiarização desde cedo.

É importante lembrar que esse incentivo pode fazer muita diferença no futuro, auxiliando na formação de jovens mais instruídos e com facilidade de entrar e permanecer no mercado de trabalho.

Qual a importância de um ensino bilíngue para as crianças?

No mundo atual, ter uma formação bilíngue se transformou em regra. Pensando no futuro das crianças, é praticamente imprescindível saber falar outros idiomas, principalmente quando se trata de mercado de trabalho.

Além disso, o inglês é a língua oficial entre 330 e 500 milhões de pessoas, distribuídas em todos os continentes, o que quer dizer que praticamente para qualquer país que você viajar (sem ser na América Latina), você terá que se comunicar em inglês.

Por isso, quando pensamos em melhores oportunidades para o futuro, pensamos na educação, no aprendizado, porque é o que o mundo requer. E aprender coisas novas, é algo que o bilíngue oferece.

Acima de tudo, o ensino bilíngue é importante pelo auxílio no desenvolvimento da concentração da criança, na memória, por auxiliar na criatividade, além de ajudar no conhecimento cultural, que irá favorecer a criança onde quer que ela vá.

Quais os benefícios do ensino bilíngue?

Um dos principais benefícios do ensino bilíngue, é o fato de que o inglês é ensinado não apenas na matéria de língua inglesa, e sim nas demais matérias da grade curricular também.

Sendo assim, o aprendizado de conteúdos diversos ocorrem através do inglês, e não apenas o inglês em uma matéria isolada como acontece no ensino de apenas um idioma.

Outro benefício, é que uma escola bilíngue oferece a vivência da cultura inglesa aos alunos, e o aprendizado se torna completo quando os alunos entram em contato direto com a cultura do idioma ensinado.

Desta forma, o bilíngue auxilia o colégio a promover a inclusão e o conhecimento cultural diverso do que existe no nosso país, sendo mais uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional aos alunos e uma excelente forma de ampliar o nível de proficiência em inglês.

Por fim, é de conhecimento público, que quando existe uma vivência dinâmica e contínua na cultura da língua estudada, o aprendizado acontece com muito mais eficiência, rapidez e solidez.

Um exemplo dessa contextualização, são os intercâmbios, o nível de aproveitamento é alto, justamente porque o aluno está vivendo a cultura local enquanto aprende o idioma no seu cotidiano.

Leia também: Saiba porque os pais preferem o ensino bilíngue

Qual a melhor idade para aprender inglês? Existe idade ideal para a criança aprender inglês?

De acordo com o estudo divulgado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, a melhor idade para a criança começar a aprender um novo idioma, é por volta dos 10 anos de idade.

Apesar, de muitos acreditarem que uma criança pode começar desde muito cedo, a pesquisa mostra que é a partir dos 10 anos, que a criança aprende melhor, portanto, a habilidade de aprender um novo idioma também é mais aguçada nesta fase da vida.

De forma geral, a criança irá aprender a segunda língua da mesma forma em que aprendeu a primeira. Porém, para que o aprendizado seja eficaz, é preciso envolver situações lúdicas, como brincadeiras, histórias, jogos e músicas.

Processo de aprendizagem ao longo da infância

As crianças passam por várias etapas de aprendizado ao longo da vida, e aprender inglês pode ser diferente de acordo com a etapa que a criança está, portanto, possibilita que os pais saibam o que esperar de seus filhos ao inicia-los em um novo idioma.

Além disso, o ensino de uma segunda língua na primeira infância, é preciso considerar que as metodologias serão bem diferentes, há a adequação do ensino de acordo com a faixa etária da turminha.

Dessa forma, crianças até 2 anos, ainda estão na primeira infância e estão iniciando os processos de aquisição de conhecimento. Ainda não consegue formular frases em seu idioma materno. Nessa etapa, se utiliza atividades lúdicas e prazerosas, que estimulam o desenvolvimento de outras habilidades usando a língua estrangeira.

Dos 3 aos 6 anos, o pequeno tem entendimento sobre a maneira de se comunicar. Com o passar do tempo, seu sistema cognitivo vai se preparando para atividades mais estruturadas, a exemplo do aprendizado da gramática inglesa.

É nessa fase que as crianças começam a desenvolver capacidade cognitiva de aprender 2 idiomas como se fossem apenas um, o que é muito importante para a fluência nas línguas estrangeiras.

A partir dos 7 anos, o cérebro passa a aprender os dois idiomas de modo separado, podendo se expressar oralmente e até de ler com perfeição.

Por último, é nessa fase em que os professores começam a abordar a leitura de textos, escrita de frases e filmes em inglês, além de estimular a interação com os colegas usando exclusivamente o idioma.

Quer saber mais? Vem com a gente e conheça a educação do futuro!

Compartilhe esse post

Acompanhe mais:

Procura uma solução bilíngue para a sua escola?

Nós somos referência em programas bilíngues e soluções de inglês para escola.

Simple Education Blog
plugins premium WordPress

Baixe Agora!

oLÁ, PARCEIRO SIMPLE :d

Por favor, preencha as informações abaixo e aguarde até 48h para receber seu acesso.