Simple Education

Toda escola pode aderir ao sistema de ensino bilíngue?

sistema de ensino bilíngue

O sistema de ensino bilíngue tem sido uma grande tendência entre as instituições de ensino do país e isso ocorre dada a importância do aprendizado de um segundo idioma desde cedo.

Essa necessidade é reconhecida por muitos pais e por essa razão, há uma procura muito grande de escolas bilíngues para alunos muito jovens. Ou seja, o bilinguismo passou a ser um diferencial importante para os colégios de todo o país e um verdadeiro chamariz para os pais que se importam com o futuro de seus filhos.

Se você deseja implantar na sua escola esse sistema de ensino tão rico em benefícios, mas tem dúvidas se sua instituição pode ou não aderir a esse tipo de metodologia, continue a leitura e entenda aspectos importantes a respeito desse assunto.

O sistema de ensino bilíngue pode ser implantado em que tipo de escola?

Apesar de estar se tornando um método bastante comum entre diversas instituições, ainda há dúvidas a respeito do sistema de ensino bilíngue nas escolas e um dos questionamentos é se toda instituição pode aderir.

A resposta é sim, desde que regulamentada, qualquer escola de ensino particular pode implantar a educação bilíngue como sistema de aprendizagem. E, apesar de muitas pessoas acreditarem que apenas na alfabetização, é apropriado inserir esse método de ensino, o fato é que quanto mais cedo os alunos forem apresentados a uma segunda língua, melhor.

Até por essa razão, existem diversas escolas que atendem bebês e ainda assim adotam o sistema de ensino bilíngue. Ocorre que há muito tempo já foi comprovado que é muito mais fácil aprender outro idioma na infância e nada melhor do que fazer os alunos, desde pequenos, terem contato com um idioma diferente da sua língua materna.

Para simplificar, o sistema de ensino bilíngue pode estar presente desde o maternal até o Ensino Médio e o que muda, além da grade curricular obviamente, é a carga horária que é proporcional a cada faixa etária, sendo que na Educação Infantil a utilização da segunda língua é maior.

Afinal, como o ensino bilíngue é realizado e quais são suas características?

O sistema de ensino bilíngue é muito mais do que ensinar uma nova língua como acontece nas escolas de inglês. Na verdade, esse tipo de sistema oferece uma imersão do aluno em um segundo idioma, possibilitando que ele aprenda naturalmente e de uma forma muito mais eficaz.

sistema de ensino bilíngue

Nas escolas bilíngues, os estudantes são submetidos a uma grade curricular dividida entre dois idiomas, o materno e uma língua adicional.

No Brasil, a maioria das escolas adotam o ensino de língua inglesa como parte de sua carga horária. Dessa forma, algumas aulas têm matérias e conteúdos somente em inglês, enquanto outras são lecionadas em português.

Há também escolas bilíngues que disponibilizam aulas de cada disciplina em ambos os idiomas adotados pela instituição. Assim, ora as aulas são ministradas em inglês, ora em português dentro da mesma disciplina.

A procura por esse tipo de metodologia tem sido cada vez maior, já que pais e alunos enxergam no sistema de ensino bilíngue a possibilidade de aprender um outro idioma de uma forma muito mais efetiva e a oportunidade de uma formação que fará toda a diferença dentro do mercado de trabalho.

Há ainda que se considerar que, como o objetivo de muitas famílias é que seus filhos concluam os estudos no exterior, o método de ensino bilíngue prepara esses estudantes para os desafios desse futuro tão almejado e promissor.

Principais vantagens de implantar o ensino bilíngue

Principalmente pelo fato de termos hoje um mercado de trabalho tão competitivo, os pais naturalmente estão muito mais exigentes quando o assunto é escolher a escolha onde seus filhos irão estudar.

Somando-se a isso o fato de que a globalização tem grande impacto nos aspectos sociais e econômicos, é uma grande preocupação dos pais possibilitar que seus filhos, além de terem um ensino de qualidade, possam ter domínio de uma segunda língua, especialmente o inglês.

Para as escolas, esse é um diferencial competitivo importante, já que, considerando que há instituições com qualidade de ensino exemplar espalhadas pelo país, lidar com a concorrência não é uma tarefa fácil.

Leia mais: 5 Vantagens De Uma Estrutura Bilíngue Na Sua Escola

Devemos destacar ainda que os benefícios do sistema de ensino bilíngue não se restringem a instituição em si, mas alcançam também os docentes. Um professor que atua em escola bilíngue tem a oportunidade de aplicar o ensino da língua inglesa em todas as demais áreas do conhecimento e realizar um trabalho que de forma natural vai inserir o aluno em um universo absolutamente necessário.

Além disso, a formação do professor no ensino bilíngue o capacita para atuação que o tornará mais competitivo e atuante dentro do mercado profissional. Considerando que o bilinguismo é atualmente uma tendência nas escolas, as oportunidades para um profissional com esse tipo de formação serão muito maiores.

Como adaptar sua escola ao sistema de ensino bilíngue?

Como já foi explicado, não há restrições para a implantação do sistema de ensino bilíngue em escolas particulares, no entanto, existe a exigência de seguir as diretrizes do Ministério da Educação (MEC) e uma delas diz respeito a oferecer um currículo único e integrado com a oferta de duas línguas em todas as séries.

A base de currículo deve ser a mesma utilizada em todas as instituições de educação do país e definida pelo MEC. Nesse caso, serão ministrados conteúdos tradicionais com a diferença de serem lecionados em outro idioma.

Isso na prática quer dizer que não é suficiente ter professores que falem fluentemente língua a ser ensinada, mas é preciso trabalhar com os dois idiomas no contexto das disciplinas escolares.

É necessário também que a escola realize a contratação de professores para as disciplinas lecionadas na língua estrangeira de professores graduados nas áreas afins e com pós-graduação em Educação Bilíngue, além de certificação de proficiência na língua a ser ministrada.

Como posso implantar a metodologia bilíngue na minha escola?

Se você se interessou em aderir ao sistema de ensino bilíngue e tornar sua escola uma instituição de destaque e com um grande diferencial, saiba que nós da Simple Education podemos auxiliar você nessa missão. Temos uma excelente metodologia e materiais próprios, além do melhor acompanhamento pedagógico do mercado.

Para descobrir como a sua escola pode ser bilíngue, fale agora mesmo com a nossa equipe e entenda todos os detalhes do processo e como destacar sua instituição com esse ensino.

Compartilhe esse post

Acompanhe mais:

Procura uma solução bilíngue para a sua escola?

Nós somos referência em programas bilíngues e soluções de inglês para escola.

Simple Education Blog
plugins premium WordPress

Baixe Agora!

oLÁ, PARCEIRO SIMPLE :d

Por favor, preencha as informações abaixo e aguarde até 48h para receber seu acesso.