Simple Education

Alameda Santos, 2395 – Jardim Paulista – São Paulo | SP | Tel: (11) 3257-0040

A educação bilíngue prejudica o aprendizado geral da criança?

A educação bilíngue prejudica o aprendizado geral da criança

Compartilhe esse post

Nesse mundo globalizado, as escolas vêm investindo em uma educação bilíngue onde o aluno será alfabetizado e seguirá seus primeiros passos no aprendizado em dois idiomas, o nativo e um segundo idioma.

Dominar idiomas é uma grande vantagem, principalmente no mercado de trabalho, por isso que muitos pais apostam nesse tipo de educação para que seus filhos já cresçam tendo contato com outro idioma além do nativo.

No entanto, existem muitos mitos e inverdades que rodeiam esse tema. Vamos agora esclarecer e ressaltar as vantagens da educação bilíngue.

O que é educação bilíngue

educação bilíngue, programa bilíngue

Ser bilíngue, é possuir competência para se comunicar bem em dois idiomas.
É pensando nisso que muitas instituições vêm apostando na educação bilíngue, onde o aluno passará a ter no seu dia a dia, contato com mais um idioma além do idioma nativo.

Diferente de uma simples aula de idioma, o aluno será instruído, de várias formas distintas, no idioma que se pretende aprender, a fim de que ele adquira alto nível de proficiência no idioma.

Acontece uma imersão do aluno a ponto de ser algo natural em seu processo de aprendizagem, e o idioma passa a fazer parte do seu dia a dia.

Mitos e verdades

Apesar da educação bilíngue vir se popularizando ao longo dos anos, ainda é novidade para muitas famílias, e existem alguns mitos que permeiam esse tema que acabam gerando inseguranças.

MITOS

mitos da educação bilíngue

• As crianças ficam confusas quando aprendem em dois idiomas diferentes.
A segunda língua não atrapalha em absolutamente nada no aprendizado, principalmente na fase de alfabetização.
Pelo contrário, o cérebro é estimulado quando há o aprendizado de mais de um idioma, o que facilita na absorção de outros assuntos, melhorando principalmente habilidades para matérias exatas, como matemática.

• Os pais precisam falar o idioma que o filho está aprendendo.
Essa é uma informação equivocada, não há a necessidade de os pais dominarem o idioma que o filho está aprendendo. Na verdade, é importante que os pais se comuniquem com seus filhos na língua nativa.

Na escola, a criança vive um ambiente ideal de aprendizado e imersão, sendo assim, não é necessário que os pais dominem o idioma. É responsabilidade da escola desenvolver no aluno a habilidade de falar outro idioma.

• A educação bilíngue serve apenas para crianças pequenas.
Essa informação é completamente incorreta. Crianças de qualquer idade, mesmo as que já estão alfabetizadas, podem iniciar a educação bilíngue.

A única questão a se pontuar é que crianças mais novas aprendem com mais facilidade, nos primeiros anos de vida é o período ideal para iniciar o aprendizado de um novo idioma, mas não existe uma idade específica para começar a aprender, o cérebro tem capacidade de aprender um novo idioma em qualquer idade.

• As escolas bilíngues deixam de lado as disciplinas tradicionais.
Na verdade, as escolas bilíngues ensinam as disciplinas nos dois idiomas.

Da mesma forma como numa instituição comum, onde o aluno aprende português, matemática, geografia, ciências, artes, história, entre outras matérias, também na escola bilíngue serão dadas essas mesmas matérias e o aluno terá a oportunidade de aprendê-las em dois idiomas diferentes. Isso facilita ainda mais na absorção desse aprendizado.

VERDADES

Alunos estudando na educação bilíngue

• A escola bilíngue apresenta melhores resultados que cursos de idiomas.
Isso acontece porque o idioma aprendido passa a fazer parte do dia a dia da criança.

Já em escolas de idiomas, o ensino é sistematizado, com assuntos específicos de cada vez, o que torna o aprendizado mais demorado, porque é mais difícil de relacionar o idioma com a rotina diária.

Na escola bilíngue acontece uma imersão, o idioma não é apenas uma matéria a ser aprendida, mas faz parte do dia a dia e da rotina daquela criança, ela aprende por associação, o que torna o ensino bem mais eficaz e o aprendizado mais natural.

Assim como o aprendizado da língua materna, que se dá pela convivência e associação de coisas, na escola bilíngue o aluno aprenderá de forma semelhante, por isso os resultados são maiores e mais promissores.

Por exemplo: existe uma gigantesca diferença entre aprender inglês e aprender em inglês. Uma coisa é aprender que maçã se chama apple, outra coisa é chamar a maçã de apple de forma natural, entendendo que o cérebro associa aquela fruta à duas palavras distintas e que a pessoa pode livremente escolher qual palavra usar para falar.

• Quanto mais cedo a criança inicia seu aprendizado em outro idioma, melhor será sua pronúncia.

Quando aprendemos um novo idioma, sempre carregamos conosco resquícios de nosso idioma nativo como: a pronúncia de determinadas letras e o sotaque. Por isso que é fácil reconhecer quando uma pessoa não é nativa em algum país.

Já, quando o aprendizado do idioma começa com a criança bem nova, fica mais fácil aprender a pronúncia e o sotaque da forma como devem ser falados.
Isso acontece porque na primeira infância a criança ainda está desenvolvendo a linguagem, sendo assim, ela tem mais facilidade em aprender a pronúncia correta das palavras.

Vantagens

• Ser fluente em outro idioma, de preferência a língua inglesa, representa poder ganhar até 32% a mais de salário em relação a uma pessoa que exerce a mesma função, mas não fala outro idioma.

• Saber outro idioma torna a adaptação em outro país bem mais fácil, caso o aluno conquiste uma vaga em universidade e/ou estágio internacionais;

• Alunos de escolas bilíngues mostram maior engajamento no aprendizado de outros temas;

• Aprender em um outro idioma, possibilita a formação do indivíduo. Os alunos ficam mais interessados em temáticas relacionadas a cultura, história, povos e nações. Esse fato torna os alunos mais criativos, comunicativos, que sabem interagir socialmente e com propensões a construir um mundo melhor.

Quando olhamos para o mundo globalizado, vemos que a educação bilíngue é perfeita para desenvolver uma série de competências e habilidades que irão proporcionar muitas vantagens para os alunos, fazendo dela um modelo essencial.

Na Simple Bilingual Education, transformamos o ensino de inglês em uma grande e incrível experiência, sempre pensando na evolução de cada um de nossos alunos.
Clique aqui e conheça mais sobre nós.

Acompanhe mais:

o que e a bncc
Educação

O que é a BNCC?

Um dos grandes desafios de qualquer nação é em relação à educação. Alguns países são mais avançados, outros tentam dar passos em direção ao sucesso.

Procura uma solução bilíngue para a sua escola?

Nós somos referência em programas bilíngues e soluções de inglês para escola.

Simple Education Blog

POR FAVOR, PREENCHA AS INFORMAÇÕES ABAIXO

Baixe Agora!

oLÁ, PARCEIRO SIMPLE :d

Por favor, preencha as informações abaixo e aguarde até 48h para receber seu acesso.