Simple Education

5 atitudes de um gestor escolar inovador

gestor escolar inovador

Você sabe quais são as atitudes fundamentais para que o gestor escolar consiga ser inovador? O profissional que desempenha esse papel deve entender que é importante inovar nas práticas do ambiente escolar, afinal, estamos constantemente necessitando de inovações e não é diferente nas instituições de ensino.

De forma geral, a demanda de gestor escolar inovador se relaciona com a situação atual da sociedade que acompanha as novidades do mundo moderno.

Hoje, o gerenciamento escolar necessita ter uma perspectiva macro, embasada na versatilidade, aprimoramento, criatividade e excelentes estratégias.

Ainda que essa tarefa seja complexa, o gestor é capaz de adotar essas atitudes.

Quer entender melhor sobre o assunto, não é mesmo? Continue acompanhando essa postagem.

Boa leitura!

1: Manter-se aberto para o sistema de ensino e outras ideias

A concepção tradicional de que o ambiente escolar é centrado no ensino e no professor como transmissor de conhecimento é a ideia mais antiga sobre o processo educacional, porém, ainda é recorrente em vários locais.

Atualmente, a educação é embasada na percepção de que a escola é o espaço de aprendizado em que o aluno possui função ativa durante o processo.

O objetivo não é eliminar as tradições, contudo, deixar a inovações de lado também não é o melhor caminho, conforme Paulo Freire salientava: “o velho e o novo têm valor na medida em que são válidos”.

Logo, é atitude de um gestor escolar inovador entender que a escola pode ser tradição e inovação ao mesmo tempo, são conceitos que podem coexistir.

Saber aproveitar as novidades considerando a boa tradição é uma grande responsabilidade da educação.

É impossível ser gestor escolar inovador se fechando para conceitos diferenciados, seja no desenvolvimento de modelos novos de negócio, para aplicar ideias pedagógicas ou organizar novas maneiras de trabalho.

Ter mente aberta é fundamental, principalmente para conseguir explorar possibilidades diferentes.

Ou seja, é atitude desse profissional aceitar entender e aplicar novas ideias no ambiente escolar.

2: Conhecer as novas tendências

O universo escolar está acompanhando as várias tendências contemporâneas essenciais para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem que visa obter bons resultados e ser mais direto.

Desta forma, é atitude de um gestor escolar inovador estar ciente e atualizado sobre essas inovações.

Sendo assim, é interessante marcar presença em cursos, formações e seminários que abordam as novidades sobre a escola.

Ademais, há diversos materiais disponíveis que contribuem para esse tipo de conhecimento, sendo assim é importante acessar esses livros para conhecer novas ideias e aprimorar conhecimentos antigos.

O gestor que está atento às tendências focadas em aplicar tecnologia no processo de ensino-aprendizagem está tendo uma atitude essencial para que a escola seja inovadora, afinal, esse tipo de modernidade é importante e necessário para o ambiente escolar.

É essencial que a instituição de ensino acompanhe o seu tempo, adotando na rotina a perspectiva contemporânea da educação, incluindo abordagens novas, ferramentas didáticas modernas e novos hábitos para o ensino-aprendizagem.

Pensando nesse contexto, é responsabilidade do gestor escolar explorar esse caminho para as dinâmicas inovadoras.

3: Reflexão sobre o papel do líder

Papel do Lidar Simple Education

Saiba que na escola, a ideia de que a liderança centralizadora já é algo categorizado como ultrapassado e não é mais válido agir de tal maneira.

Isso significa que o gestor escolar inovador não é aquele que decide tudo por si só e rege ordens, o que acontece é oposto a isso, a comunicação e o respeito são indispensáveis para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem eficiente.

É necessário que seja deixado de lado o papel de diretor dominante e que não compreenda as opiniões da comunidade escolar, a liderança que deve ser evidenciada é aquela estabelecida na democracia, focada em prosperidade comunitária.

Portanto, o gestor é aquele que debate, faz escolhas coletivas e transmite as decisões para o restante dos membros do grupo escolar.

4: Otimização de processos

Não há dúvidas de que o trabalho do gestor escolar acaba sendo bem exaustivo, afinal, esse profissional tem muitas responsabilidades, a alta demanda e os procedimentos burocráticos são responsáveis por tornar difícil o trabalho direcionado ao setor pedagógico.

Isso posto, é atitude do gestor inovador procurar por formas de otimizar o seu serviço, usando sistemas de gerenciamento que auxiliam na organização do trabalho financeiro, burocrático e pedagógico da escola.

Desta maneira, a tecnologia não deve ser uma novidade implantada apenas no ensino-aprendizagem, já que o gestor também poderá utilizá-la em outros aspectos.

5: Entenda o que outras escolas estão promovendo

O gestor escolar inovador tem que ser curioso, constantemente, esse profissional precisa buscar por novas ideias, logo, é uma excelente ideia visitar outras instituições de ensino com a missão de entender quais são as estratégias inovadoras que estão tendo.

É possível visitar escolas em outros estados, cidades e bairros com a intenção de compartilhar ideias.

As escolas que não representam concorrência podem ser ajudadas e ajudar o gestor.

Gostou deste artigo? Continue lendo as postagens do blog para acessar outras informações!

Compartilhe esse post

Acompanhe mais:

Procura uma solução bilíngue para a sua escola?

Nós somos referência em programas bilíngues e soluções de inglês para escola.

Simple Education Blog
plugins premium WordPress

Baixe Agora!

oLÁ, PARCEIRO SIMPLE :d

Por favor, preencha as informações abaixo e aguarde até 48h para receber seu acesso.