Simple Education

Os passos necessários para implementar um programa bilíngue na sua escola

programa bilíngue

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O cuidado com a educação e com a formação de um aluno deve basear e direcionar as ações e decisões de uma instituição de ensino. Pensando no bem-estar dos envolvidos e os melhores métodos de ensino, priorizando o desenvolvimento humano. Por isso, confira os passos necessários para implementar um programa bilíngue na sua escola.

Sabemos que muitos pais estão dispostos a investir no futuro do filho, seja optando por uma boa escola ou custeando os gastos extras para a formação de um bom cidadão, alguém que será bem-sucedido no futuro.

E entre os quesitos de alguém que possui chances de crescer profissionalmente está a familiaridade com outros idiomas, ou seja, o conhecimento em outras línguas. Por isso, é fundamental que a sua instituição esteja preparada para atender essa demanda.

Quer saber mais sobre o assunto? Então aproveite para conferir os passos necessários para implementar um programa bilíngue na sua escola. Vamos lá?

O que é um programa bilíngue?

Antes de mencionar quais são os passos para assegurar esse tipo de ensino na sua instituição, é importante mencionar o que é um programa bilíngue.

Com a crescente demanda de profissionais em todo o mundo e com a globalização presente no dia a dia, aprender outro idioma deixou de ser um diferencial para ser uma obrigatoriedade em muitas áreas de atuação.

Afinal, é difícil imaginar que uma grande empresa contrate um especialista que não saiba outro idioma, por mais que o currículo seja invejável. Sendo assim, a procura por um ensino diferenciado têm aumentado, trazendo para a realidade os sonhos de muitos em falar mais de uma língua.

Neste caso, quando falamos de um programa bilíngue, estamos mencionando uma ideia de ensino que vai além do português. É algo que tem como objetivo instruir e formar pessoas capazes de conversar e se comunicar em dois idiomas.

É claro que essa metodologia de ensino pode ser aplicada ainda na infância, fase em que há mais facilidade para lidar com o novo. Entretanto, existe a possibilidade de oferecer esse tipo de modalidade para os jovens, mesmo aqueles que já passaram da fase de crianças.

O intuito é despertar a curiosidade sobre outra língua, outro país e os costumes que são tradição por lá.

Essa é uma maneira proveitosa de ensinar e dialogar com aqueles que serão os profissionais do futuro, não é mesmo?

Os passos necessários para implementar um programa bilíngue na sua escola

Agora que você já sabe mais sobre o programa bilíngue, esse é o momento de compreender quais são os principais passos para oferecer esse tipo de ensino, afinal, essa é a maneira mais segura de ter a certeza do que será ofertado para pais e alunos, concorda?

É fundamental mencionar que esse tipo de projeto deve contar com estrutura, planejamento e uma boa grade curricular, com diversos assuntos e abordagens de acordo com a língua e a idade dos envolvidos. Está preparado para conferir o primeiro passo?

Pensando nas atividades que serão desenvolvidas

Esse é um dos primeiros passos quando falamos de implementar um programa bilíngue na sua escola. Isso porque as atividades desenvolvidas serão o segredo para ter um bom rendimento ou não.

É claro que essas ações devem ser pensadas de acordo com a idade dos alunos e quais são os objetivos desenhados para o projeto.

Sendo assim, é possível imaginar que quando falamos das crianças, o ideal é planejar ações pensando nas curiosidades do outro país e na cultura. Já quando a aprendizagem é destinada aos jovens, o interessante é utilizar filmes, músicas e séries, estimulando que os alunos assistam e realizem interações na segunda língua.

Planejando um programa bilíngue

Já foi possível observar que a estrutura didática e o público do programa são questões fundamentais para direcionar o ensino, não é mesmo?

Por isso, quando pensamos no planejamento, o objetivo é que exista um esboço de todo o programa, o que será ensinado, qual é o tempo de aprendizado e o que é esperado em cada uma das fases.

Sabemos que algumas pessoas aprendem mais rápido do que outras, portanto, é essencial que exista o projeto do que cada criança deve saber em cada fase do programa e o que será feito nos casos em que alguns indivíduos não conseguiram evoluir junto com a turma.

Assim fica mais fácil explicar para os pais e professores como será cada etapa desse programa de ensino.

A busca por especialistas

Esse é outro ponto muito importante e que deve ser feito com cuidado e muita atenção: a escolha dos especialistas, fazendo parte dos passos necessários para implementar um programa bilíngue na sua escola.

É fundamental avaliar os currículos recebidos, as referências e as entrevistas que serão realizadas com cada profissional.

Não deixe de levar em consideração a didática de cada um e qual perfil encaixa no que você espera do projeto.

Estrutura de ensino

Além de pensar nas aulas, atividades e nas maneiras adequadas de ensino, é fundamental que a sua escola conte com uma estrutura adequada para promover um programa bilíngue.

Além do espaço físico para os encontros, também é importante contar com biblioteca e laboratórios com acesso à internet para facilitar o ensino.

Recebendo feedbacks

Essa é uma das etapas primordiais quando o assunto são os passos necessários para implementar um programa bilíngue na sua escola: os feedbacks.

É importante estar aberto para receber as devolutivas dos alunos e dos pais, sempre com o intuito de melhorar e conseguir aprimorar os ensinamentos. Afinal, são eles que fazem parte de todo o processo e podem sugerir novas ideias ou até modalidades, não é mesmo?

Gostou de conferir os passos necessários para implementar um programa bilíngue na sua escola? Então aproveite para conversar com a nossa equipe de especialistas e saiba como podemos te ajudar nessa inovação que você deseja oferecer.

Se estiver procurando por mais conteúdos como esse, aproveite para acompanhar o nosso blog. É aqui que publicamos todas as novidades e notícias que podem contribuir e facilitar o seu dia a dia. Até o próximo conteúdo.

Acompanhe mais:

Sem categoria

Como melhorar a inclusão nas escolas?

A inclusão nas escolas é um assunto que deve sempre ser tratado com muita responsabilidade e atenção, pois é de grande importância que todos os

Procura uma solução bilíngue para a sua escola?

Nós somos referência em programas bilíngues e soluções de inglês para escola.

Simple Education Blog

Baixe Agora!