Simple Education

Saiba qual é o efeito cognitivo do ensino bilíngue nas crianças

efeito cognitivo do ensino bilíngue

No mundo contemporâneo a importância de dominar uma segunda língua é incalculável, especialmente quando o idioma em questão é o inglês. Dar o primeiro passo dessa jornada ainda na infância é essencial para alcançar a fluência da melhor forma possível.

Com o domínio do inglês, a “língua franca” através da qual todo tipo de cultura e nacionalidade se comunicam, as portas do mundo se abrem e a quantidade de oportunidades se multiplica exponencialmente.

O ensino bilíngue é uma metodologia de aprendizagem que incentiva o aluno a estudar inglês de uma maneira intensiva, constante e natural, uma vez que, além de aprender o idioma, o estudante o aplica no seu dia a dia no contexto escolar.

Uma das maiores vantagens desta abordagem disciplinar é a maneira com que ela estimula o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Confira alguns dos principais efeitos do ensino bilíngue no intelecto dos jovens e entenda melhor a metodologia da Simple Education:

O cérebro bilíngue

simple education efeito cognitivo do ensino bilíngue

Ao estudar um novo idioma, o cérebro forma novas conexões, interage com diferentes áreas da anatomia neurológica e fortalece rotas de sinapse importantes. Em outras palavras, é possível traçar um paralelo com o exercício físico.

Assim como o ciclismo, a corrida ou a natação fortalecem o corpo, o estudo de um novo idioma contribui para um cérebro mais forte e saudável.

Ainda, quando o caminho começa a ser traçado na infância, as bases de aprendizagem se mantêm no futuro. Ou seja, crianças bilíngues têm mais facilidade para aprender outros idiomas do que aquelas que conhecem apenas sua língua nativa.

Uma pesquisa publicada na revista científica The Journal of Neuroscience explica essa questão: nos primeiros anos de vida, o cérebro é mais “plástico”, se transforma com maior facilidade.

É a partir dos quatro ou cinco anos que as principais conexões neurológicas começam a se fixar, estabelecendo a estrutura básica do cérebro. Quanto mais os anos passam, mais essas conexões se consolidam.

Basicamente, quanto antes a pessoa começa a aprender uma segunda língua, maior facilidade terá para alcançar a fluência nessa e em outras no futuro.

A consciência metalinguística

Portrait of a cute young boy in glasses thinking over background

O raciocínio lógico e a capacidade de reconhecer padrões também são profundamente afetados pela aprendizagem de uma nova língua.

As relações palavra-objeto e a forma com que as crianças com um pé em mais de um idioma interpretam fonemas, por exemplo, vão além do clássico “decoreba”. Elas desenvolvem uma visão mais abrangente da língua e do estudo de maneira geral.

Esses benefícios podem ser aplicados em outras áreas do conhecimento por facilitarem a identificação de modelos. Na matemática, na biologia e na química, essas são habilidades fundamentais para se destacar.

Outro ponto importante na relação entre o cérebro bilíngue e o ambiente escolar é o aumento da concentração. Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) valida essa questão.

Segundo o levantamento, as crianças que desenvolvem dois idiomas de maneira simultânea apresentam maior controle inibitório (capacidade de se concentrar mesmo num contexto de distrações).

Assim, o aluno cria uma relação mais natural com a educação, de forma com que ele não se sente refém de práticas exaustivas de memorização e tem uma tendência maior a conseguir se manter concentrado.

Qualidade de vida e saúde

simple education: saiba qual é o efeito cognitivo do ensino bilíngue nas crianças

Além de permitir o acesso a novas oportunidades de emprego e de estudo, o inglês oferece uma ponte para o resto do planeta. Em muitas situações, a única forma de se comunicar com a maior parte das pessoas do mundo seria através deste idioma.

Livros, filmes, podcasts e todo tipo de conteúdo online também entram na lista de novas fronteiras que podem ser exploradas através do inglês.

Tudo isso contribui para uma qualidade de vida melhor e para a possibilidade de aumentar a bagagem de conhecimento da pessoa de maneira diária, sem falar que é uma ótima forma de continuar evoluindo no idioma em direção à fluência.

Também existem benefícios diretamente ligados à própria saúde do cérebro. Uma pesquisa da Universidade de York revelou que pessoas bilíngues demoram de quatro a cinco anos a mais para desenvolver Alzheimer do que pessoas que falam apenas um idioma.

Vale ressaltar que a doença se manifesta de qualquer maneira nos dois grupos, mas o fato de que seu desenvolvimento é mais lento em pessoas bilíngues mostra que o cérebro se fortifica através deste tipo de estudo.

A metodologia da Simple Education

simple education metodologia hibrida o efeito cognitivo do ensino bilíngue

A esta altura é seguro dizer que uma educação bilíngue, além de preparar o aluno para o mundo, traz consigo uma série de benefícios e oportunidades. Mas como escolher o programa de ensino certo para a minha escola?

É necessário investir numa metodologia de qualidade, divertida e eficiente. É nesse ponto que a Simple Education traz uma proposta diferente para o mercado de ensino bilíngue.

Através de uma metodologia híbrida, com foco nas habilidades orais, trabalhamos por meio da exposição do aluno ao inglês de maneira contextualizada, apostando num ensino mais orgânico, parecido com o processo de aquisição da língua materna.

Também desenvolvemos todo um ecossistema que conta com uma série de aplicativos, livros pedagógicos, jogos focados no aprendizado e uma plataforma digital exclusiva para a educação bilíngue.

Assim, focamos na prática e na consistência, estimulando o aluno a tomar as rédeas de sua educação e assumindo o protagonismo. Por isso, um foco especial é oferecido na questão da fala, incentivando os estudantes a interagir entre si e com seus professores.

Essa abordagem prática também introduz recursos audiovisuais, desenhos e objetos que ajudam as crianças a relacionar a palavra em inglês com seu significado físico, uma forma de consolidar o conteúdo de maneira definitiva.

Todas essas práticas são aplicadas de maneira interdisciplinar. Além das aulas do próprio idioma, os alunos aprendem matemática, geografia e história, entre outras disciplinas, em inglês.

Presente em mais de 100 escolas no país, a Simple Education segue todos os parâmetros definidos pelo Ministério da Educação (MEC) para um ensino inclusivo e efetivo.

Gostou da ideia de investir numa educação bilíngue para as novas gerações? Acesse nosso site através deste link e conheça nossos planos!

Compartilhe esse post

Acompanhe mais:

Procura uma solução bilíngue para a sua escola?

Nós somos referência em programas bilíngues e soluções de inglês para escola.

Simple Education Blog
plugins premium WordPress

Baixe Agora!

oLÁ, PARCEIRO SIMPLE :d

Por favor, preencha as informações abaixo e aguarde até 48h para receber seu acesso.