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O que é a BNCC?

o que e a bncc

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Um dos grandes desafios de qualquer nação é em relação à educação. Alguns países são mais avançados, outros tentam dar passos em direção ao sucesso. O fato é que, sempre, é importante debater soluções e buscar exemplos positivos para caminharmos para uma sociedade mais igual e justa.

Para que isso aconteça, é necessário que haja uma padronização em alguns pontos na hora de se montar um currículo e uma grade de conteúdos para cada escola. Sim, sabemos que há diferenças entre as instituições. Temos escolas privadas e públicas, dentro destas distinções também há diferentes grupos e métodos de ensino seguidos.

Mas, no geral, é preciso que haja um plano e um limite mínimo para que o caminho seja igual para todos. E aí chegamos ao tema central deste conteúdo: a BNCC.

BNCC é a sigla para a Base Nacional Comum Curricular e refere-se a um documento normativo, assinado em 2017, em conformidade com o Plano Nacional de Educação (PNE).

Fonte: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

O objetivo é assegurar que todos os estudantes tenham direito a um nível igualitário de educação de qualidade no Brasil, além de elaborar currículos próprios para todas as fases da educação, unificando o ensino em todas as escolas, sejam elas públicas ou privadas.

Dessa forma, para cada uma das fases escolares dos alunos – infantil, fundamental e médio – há experiências, habilidades e competências específicas a serem desenvolvidas por todos. É importante que diretores, gestores e professores se atentem para a importância de dividir as fases.

As capacidades e necessidades cognitivas de alunos do infantil é totalmente diferente do fundamental e isso vale quando há a passagem para o médio. Por isso, ter em mente esta distinção é essencial.

Aplicação prática da BNCC

Simple Education | BNCC

Ao iniciar a preparação para um novo ano letivo ou desenvolver suas propostas pedagógicas, as instituições de ensino encontrarão na BNCC um guia para elaborar currículos, alinhar referências comuns e elevar os padrões de qualidade de forma geral.

Para que as escolas possam estar alinhar à nova Base Nacional Comum Curricular, o Ministério da Educação (MEC) precisa atuar em conjunto para dar o suporte para que as transformações cheguem às escolas. Para que isso aconteça, é fundamental exercer a igualdade educacional. Não pode haver quaisquer distinções no tratamento, seja por classe social, por tipo de ensino e de metodologia do colégio ou outra razão.

Lembremos que o Brasil é um país de dimensões continentais, com muitas culturas, etnias e identidades linguísticas. Para que nenhum estudante seja deixado de lado, essas individualidades precisam ser levadas em consideração, assim como os interesses dos alunos.

Por isso, é necessário admitir que há uma desigualdade entre os estudantes, reconhecer suas diferenças e, a partir disso, buscar a equidade no ensino para todos. Nem todos são ricos, nem todos são pobres. Alguns têm um contexto familiar x, outros têm y. Isso tudo torna a BNCC ainda mais relevante.

Competências gerais da BNCC

BNCC | SIMPLE EDUCATION

A BNCC apresenta dez competências gerais que alunos da educação básica – ou seja, ensinos infantil, fundamental e médio – devem desenvolver ao longo do período escolar.

Em um mundo com cada vez mais informações e conectividade, as habilidades não devem ficar restritas ao ambiente escolar, ou seja, ao conteúdo de cada uma das matérias que eles estudam nos colégios.

O período do ensino básico também é o momento de formar cidadãos conscientes, por isso, as competências dizem respeito à formação dos alunos como um todo.

Nesse sentido, as competências englobam conhecimentos teóricos; conceitos; habilidades práticas, emocionais e sociais; capacidades cognitivas; atitude; cidadania; valores e outras competências necessárias não só para o ambiente escolar, mas para a vida em sociedade.

Com isso, a BNCC também destaca que a educação passa pela formação de cidadãos responsáveis, que tornarão a comunidade em que vivem um lugar melhor, preservarão a natureza, defenderão os direitos e a justiça. Não se trata de apenas melhorar a média das notas, mas de evoluir o lado humano. Ou seja, a Base é um elemento essencial não apenas na escola, mas, a longo prazo, na formação da sociedade mais desenvolvida e justa.

Quais são essas competências?

Assim, a lista de dez competências gerais da educação básica, apresentadas pela BNCC (de forma resumida aqui), são:

  • Contribuir para a construção de uma sociedade justa.
  • Exercitar a curiosidade intelectual.
  • Valorizas as diversas manifestações artísticas e culturais.
  • Facilitar o entendimento mútuo.
  • Usar tecnologias da informação e comunicação de forma ética.
  • Valorizar a diversidade cultural e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania.
  • Argumentar com base em fatos e defender pontos de vista que promovam os Direitos Humanos.
  • Cuidar da saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e as dos outros.
  • Exercitar a empatia e promover o respeito ao outro.
  • Agir pessoal e coletivamente com responsabilidade e tomar decisões democráticas.

Campos de experiências e áreas de atuação

Ao longo da experiência do estudante na educação básica – infantil, fundamental e médio –, ele será capaz de desenvolver as dez competências citadas acima.

Mas em cada uma das etapas, há campos de experiências e áreas de atuação experiências que ele desenvolverá ao longo de seu período de aprendizagem. Para entender melhor, veja a seguir cada uma delas:

  • Campos de experiência da educação infantil: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos;
  • Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
  • Áreas do conhecimento do ensino fundamental: linguagens; matemática; ciências da natureza; ciências humanas; e ensino religioso.
  • Áreas do conhecimento do ensino médio: linguagens e suas tecnologias; matemáticas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e ciências humanas e sociais aplicadas.

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