Simple Education

5 motivos para os pais manterem uma relação próxima com a escola

Os pais manterem uma relação próxima com a escola é fundamental para participar de forma integral do processo de construção da personalidade dos seus filhos. De fato, a família exerce uma função essencial na formação da identidade e da índole das crianças. Afinal, é justamente no convívio familiar que o indivíduo tem os primeiros contatos com os outros seres vivos e com a natureza que o cerca.

Desse modo, as crianças conseguem desenvolver sentimentos de empatia e solidariedade. Com base nisso, é possível adquirir valores morais e éticos a serem praticados ao longo da vida. Entretanto, os pais não estão sozinhos nessa jornada. Na verdade, a escola tem um papel essencial na educação dos seres humanos, ajudando a formar os cidadãos com base em conhecimentos disciplinares e na convivência coletiva.

Sendo assim, os pais e a escola podem ser percebidos como bases sólidas e fundamentais na formação das crianças. Por isso, é aconselhado que eles se relacionem de forma positiva, levando em consideração a sinergia existente em um diálogo eficiente e compreensivo por ambas as partes.

Por que os pais devem ter uma relação próxima com a escola?

Os pais devem manter uma relação próxima com a escola por diversos motivos. Um deles consiste na incapacidade da tomada de decisão por parte das crianças que se encontram nos seus primeiros anos de vida. Nesse momento, a escola e a família devem orientar os indivíduos durante o processo de desenvolvimento social e cognitivo.

Com base nisso, separamos cinco motivos pelos quais os pais e as escolas precisam manter um laço de proximidade. Acompanhe!

1. Auxílio no desenvolvimento social e cognitivo

os pais manterem uma relação próxima com a escola - melhora cognitiva

De fato, o desenvolvimento cognitivo acontece com mais intensidade na fase da infância. Afinal, nessa época, o cérebro dos seres humanos se encontra em um estágio de formação. Desse modo, os impulsos nervosos são transmitidos com intensidade entre os diferentes neurônios.

Sendo assim, não é por acaso que nessa etapa da vida os indivíduos começam a entender a existência dos outros, aprendendo os primeiros passos para conviver em harmonia com as igualdades e as diferenças.

Por isso, é extremamente importante auxiliar o desenvolvimento social e cognitivo das crianças. Esse estímulo pode e deve ser feito pelos pais, tomando como base a realização de atividades lúdicas, bem como a resolução dos trabalhos escolares. Nesse momento é importante frisar a importância do respeito ao próximo.

A escola também deve participar desse processo, afinal, atitudes como essa auxiliam no desenvolvimento integral, incluindo os estudos e o respeito aos professores e aos colegas de sala.

2. Eleva o rendimento

motivos para os pais manterem uma relação próxima com a escola - maior rendimento

A falta de um apoio eficiente, em muitas ocasiões, tende a desmotivar as crianças durante a realização das tarefas escolares. Por esse motivo os pais devem manter uma relação próxima com a escola. Então, é importante que a instituição de ensino fique atenta e estimule a família para fazer parte da vida acadêmica dos alunos.

Um exemplo consiste no agendamento de reuniões ou, até mesmo, de conversas informais sobre determinadas temáticas. Sendo assim, o objetivo se encontra em esclarecer todas as questões, bem como buscar soluções para as possíveis situações de desestímulo apresentada pelos alunos.

Com base nisso, é possível perceber que um bom relacionamento entre a escola e os pais pode auxiliar no nível de rendimento apresentado pelas crianças. Afinal, essa união pode fornecer o amparo necessário para aumentar o interesse dos alunos pelas disciplinas ensinadas. Com certeza, esse procedimento influenciará positivamente no rendimento apresentado por eles.

3. Diminui a indisciplina

Muitas vezes a indisciplina demonstrada por determinados alunos dentro da sala de aula provém da falta de compreensão do valor do conteúdo ensinado pelos professores. No entanto, essa problemática também pode ter origem na ausência de apoio eficiente por parte dos pais ou da escola. Isso ocorre porque as crianças necessitam de olhares atenciosos. Sendo assim, diante da falta desse olhar, é comum que estes indivíduos expressem a necessidade de atenção por meio de ações indisciplinares.

Neste cenário, esse transtorno pode ser evitado com base em um bom relacionamento entre os pais e a instituição de ensino. Dessa forma, o comportamento arredio das crianças encerrará diante da percepção de apoio e acolhimento, iniciando, assim, um ciclo de respeito ao ambiente escolar.

4. Resultados melhores

O aluno que conta com o apoio da escola e da família demonstra maiores aptidões em relação ao estudo. Com base nisso, obviamente, ele obtém resultados melhores. Essa realidade também pode ser estimulada pelos professores. De que maneira? Os docentes tendem a perceber as dificuldades apresentadas pelos alunos, dessa forma, buscam soluções capazes de orientá-los.

5. A relação de proximidade com a escola resulta em um melhor acompanhamento

De fato, todas as crianças precisam obter um suporte para a prática das tarefas rotineiras. Por esse motivo, um relacionamento efetivo entre a família e a escola pode proporcionar um processo de melhoria no acompanhamento desses indivíduos. Os pais podem, por exemplo, acompanhar os filhos na realização das atividades escolares e informarem a instituição sobre as facilidades e dificuldades apresentadas por eles.

Após aprender sobre a relação dos pais com a escola, o que você acha de acessar o nosso blog e ler outros conteúdos?

Compartilhe esse post

Acompanhe mais:

Procura uma solução bilíngue para a sua escola?

Nós somos referência em programas bilíngues e soluções de inglês para escola.

Simple Education Blog
plugins premium WordPress

Baixe Agora!

oLÁ, PARCEIRO SIMPLE :d

Por favor, preencha as informações abaixo e aguarde até 48h para receber seu acesso.