Simple Education

Conheça os pilares da metodologia bilíngue

pilares da metodologia bilíngue simple education

Uma metodologia eficiente de ensino deve ter como base pilares da metodologia bilíngue que não apenas garantam o aprendizado, mas que também ofereça maneiras práticas e didáticas de absorver e reter o conhecimento.

Esses pilares devem direcionar o caminho da educação bilíngue, de forma que o aluno realmente consiga assimilar o novo idioma como parte natural do seu aprendizado, assim como ocorre com a língua portuguesa.

Sabendo da importância desse tema, destacamos os quatro pilares principais da metodologia bilíngue.

Estratégias didáticas, tecnológicas e cognitivas

Ensino bilíngue não significa apenas tratar gramática, texto e conversação. Vai muito além disso. Ensino bilíngue significa trazer o novo idioma para a realidade do aluno, de forma imersiva, assim como ocorre com a língua portuguesa.

Em especial quando o idioma em questão é o inglês: mais do que um diferencial, se tornou uma necessidade. E quanto mais cedo aprender, mais benefícios o aluno terá.

E, para fazer essa imersão no aprendizado bilíngue, é preciso lançar mão de estratégias realmente eficazes, com ações didáticas, apoio da tecnologia e estilo de aprendizagem focado no desenvolvimento cognitivo.

Quando falamos em estratégias, nos referimos aos processos de aprendizagem que atraem a atenção do aluno sem que isso se torne uma tarefa difícil. A naturalidade é fundamental.

E essas estratégias vão desde as aulas expositivas, o estudo dirigido ou a resolução de problemas, até maneiras mais práticas como vídeo aulas, salas de aula e lousas virtuais e jogos.

Tudo isso levando em consideração o comportamento individual dos alunos e sabendo que cada um tem sua maneira e seu tempo específico para aprender. Esse reconhecimento torna o ensino muito mais didático e suave, o que fomenta nos alunos a vontade e a disposição pela metodologia bilíngue.

Incentivo e parceria

Educação eficiente só se faz com parceria entre professor e aluno. Essa relação deve ser desenvolvida a fim de que o estudante se sinta estimulado e engajado no aprendizado bilíngue.

Para isso, a Simple Education investe nos melhores profissionais que baseiam suas metodologias exatamente focadas nos alunos e no avanço de seus aprendizados.

Seja em sala de aula ou por meio de conferências online, os professores se mantém sempre à disposição para ajudar, sanar dúvidas e, cada vez mais, aprimorar o aprendizado bilíngue.

Essa estruturação é objetivada, porque visa estritamente a retenção do conhecimento bilíngue de maneira natural, sem forçar, e respeita o tempo de cada aluno. Afinal, a nossa conquista é essa: ver os resultados sendo alcançados da maneira mais simples e prática possível, sem deixar a qualidade de lado.

Liberdade para aprender

Como já salientamos, o ensino bilíngue deve respeitar o ritmo que cada aluno tem para aprender. E esse é mais um pilar que tem importância indiscutível: a garantia da liberdade para o aluno aprender dentro do seu próprio tempo.

Isso não significa que cada aluno terá um aprendizado diferente, mas sim que todos terão a mesma qualidade de ensino, respeitando os limites individuais (e por isso é tão importante a parceria com o professor).

A liberdade incentiva e encoraja a experimentação e a descoberta por conta própria, de modo que a metodologia bilíngue continue a ser praticada naturalmente também fora da escola, seja com a família ou entre os amigos.

E quando isso ocorre é que se percebe que o ensino bilíngue está alcançando os resultados esperados, porque o aluno já se vê imerso no aprendizado sem perceber – é essa a naturalidade que deve acontecer.

Metodologia bilíngue significa ensinar um novo idioma ao mesmo tempo em que a língua materna é ensinada e aprimorada.

Valorização das diferentes culturas

Estimular o respeito e a valorização de culturas e tradições diferentes também é um dos pilares da metodologia bilíngue.

A relação com uma outra cultura, cheia de novidades e diferenças imputa no aluno o saber conviver e, principalmente, o saber respeitar, bem como o insere na sociedade de maneira mais ampla e agregadora.

É essencial para a criança ou o jovem em idade escolar que essa ligação exterior seja feita, justamente porque abre um campo de visão muito maior. E tudo isso por meio da educação bilíngue, uma vez que, ao estudar um novo idioma, a cultura se faz presente desde o modo de falar, o modo de se comportar e em todas as tradições oriundas daquele país.

Além disso, a metodologia bilíngue viabiliza um reconhecimento de mundo, de vida e de sociedade mais abrangente ao aluno, que agora compreende o quão importantes são as diferenças.

Isso sem contar que toda essa bagagem cultural o prepara para a vivência em outro país, se assim for do seu desejo.

É um pilar educacional que se faz imprescindível; o respeito às diferentes culturas é essencial em um mundo globalizado como o de agora.

E se você procura uma metodologia bilíngue que agregue todos esses pilares ao modo de ensinar da sua escola, aproveite a leitura e entre agora em contato conosco.

Compartilhe esse post

Acompanhe mais:

Procura uma solução bilíngue para a sua escola?

Nós somos referência em programas bilíngues e soluções de inglês para escola.

Simple Education Blog
plugins premium WordPress

Baixe Agora!

oLÁ, PARCEIRO SIMPLE :d

Por favor, preencha as informações abaixo e aguarde até 48h para receber seu acesso.