Simple Education

Programa Bilíngue ou English Programs: qual o melhor para minha escola?

Programa Bilíngue ou English Programs

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A necessidade de conhecimento de inglês é algo presente cada vez mais, o que faz com que escolas queiram aprimorar o ensino e promover maior qualidade aos alunos. Dentro disso existe a opção de implementação de um Programa Bilíngue ou English Programs. Mas você sabe qual o melhor para sua escola?

Neste artigo você vai conhecer a diferença entre o Programa Bilíngue e o English Program para poder escolher o melhor para sua escola e ofertar a melhor qualidade de ensino aos alunos.

Boa leitura!

Conheça o Programa Bilíngue

Para saber qual o melhor programa para sua escolha, se é um programa bilíngue ou um programa de inglês, é preciso conhecer as principais características e objetivos de cada um para entender mais a fundo as diferenças e finalidades.

Nesse sentido, o programa bilíngue tem como principal objetivo a formação de cidadãos com capacidade de comunicação em duas línguas, e no caso da Simple, a segunda língua escolhida é a língua inglesa.

Para isso, o sistema educacional da escola é feito com base em parâmetros estabelecidos pelo MEC. O principal parâmetro é a questão da interdisciplinaridade, que significa que a escola utiliza o inglês como meio de aprendizado.

Utilizar o inglês como meio de aprendizado quer dizer que além da oferta de aulas regulares de inglês, a escola oferece conteúdos de outras matérias, como Geografia e Matemática, em inglês. Assim, os alunos aprendem inglês de uma forma mais orgânica e imersiva, pois têm contato direto com a língua para aprender matérias da grade curricular comum.

Além disso, outro parâmetro que é definido pelo MEC é o fato de que a carga horária da língua escolhida no programa bilíngue, no caso o inglês, seja maior. Isso é necessário para que exista a exposição do aluno por tempo suficiente ao inglês, permitindo que ocorra formação com aquisição de fluência ou, no mínimo, domínio sobre a língua.

Para que tudo isso seja implementado, o programa bilíngue oferece uma metodologia híbrida com estímulo à comunicação, foco na língua e abordagem prática. Com isso, os resultados são os melhores possíveis, com focos nas habilidades e aprendizado contextualizado, com estímulos e interação e atividades práticas, recursos audiovisuais e exercícios.

Ademais, são utilizados recursos pedagógicos variados, como diversos livros didáticos, jogos online e físico com finalidade pedagógica e muito mais. Assim, o aprendizado se torna constante e mais rico.

Por fim, o programo bilíngue ainda conta com um ecossistema completo para que a estrutura seja toda instalada de forma eficiente.

A escola passa a contar com:

• Aplicativo para teachers;

• Plataforma online para educação bilíngue;

• Aplicativo para tablet e celular;

• Chromecast ou Apple TV para espelhamento e projeção de conteúdos.

Sendo assim, o programa bilíngue é extremamente completo e desenvolvido para que os alunos sejam estimulados ativamente e da melhor maneira para obtenção de alto grau de aproveitamento.

Entenda sobre o English Program

Depois de conhecer o funcionamento do sistema bilíngue, está na hora de entender como funciona o English Program. Aqui, a principal diferença é que o objetivo é o ensino de qualidade da língua inglesa, mas sem a metodologia que ensina outras matérias da grade curricular através do inglês, ou seja, sem interdisciplinaridade.

Nesse caso, o programa é formado por aulas dinâmicas de língua inglesa, que acontecem de forma diária, até cinco vezes na semana, para que tenha foco na fluência dos alunos.

Para tanto, os conteúdos são oferecidos de forma contextualizada, com uso de tecnologia e sempre de acordo com a capacidade cognitiva que o aluno possui e conforme a idade.

Dito isso, esse programa pode ser utilizado por alunos de todas as fases, desde a fase de educação infantil, até o final do ensino médio. Isso é essencial para que a escola consiga fazer um trabalho continuado com os alunos e bem estruturado.

Ademais, a carga horária é totalmente personalizável conforme a necessidade da escola, porém o indicado é que as aulas aconteçam, no mínimo, três vezes por semana. Além disso, como forma de manter a continuidade do trabalho na língua inglesa, se utiliza ciclo didático anual. Isso quer dizer que a cada conclusão de um ano letivo ocorre a troca dos recursos e livros

Dentro disso tudo, para que a implementação seja mais simples e o aprendizado mais acelerado o programa conta com plataforma desenvolvida para conter recursos e tornar a experiência única.

Assim, a plataforma conta com:

• Exercícios online;

• Aulas de Reading e Speaking;

• Teacher disponível online entre 8h e 20h;

• Agendamento de aulas.

Dessa forma, a escola tem tudo que precisa para conseguir aplicar o English Program e ofertar esse diferencial aos alunos.

Como escolher o melhor para sua escola?

Programa Bilíngue ou English Programs

Agora que você já sabe como funcionam os dois programas, tanto o Bilíngue, quanto o programa de inglês, precisa saber qual o melhor para sua escola.

Para responder a esse questionamento você deve levar em conta, antes de tudo, o objetivo que deseja ter e as suas possibilidades. Se o objetivo é garantir inglês de qualidade na escola, e você não tem espaço suficiente na grade para o método interdisciplinar, então pode ser que o mais ideal seja o English Program.

Porém, se você deseja ofertar o ensinamento de qualidade da língua inglesa e tem como fornecer o espaço interdisciplinar, então a escolha pelo programa bilíngue é mais proveitosa.

Além disso, outra questão a ser levada em consideração é a adesão dos alunos. Pode ser interessante fazer uma pesquisa de interesse entre alunos e responsáveis para verificar as intenções de adesão nos programas para entender qual demanda é maior.

A dica acima pode ser um fato importante no auxílio da decisão se você estiver da dúvida. Porém, de uma forma ou de outra, você pode ficar tranquilo, pois nos dois programas a língua inglesa é tratada com excelente qualidade, comprometimento e dedicação, gerando ótimos resultados.

Conheça agora mesmo outros detalhes sobre os programas e obtenha mais informações através do nosso site. Não perca a oportunidade de fazer da sua escolha um espaço ainda mais dedicado ao ensino de qualidade para os alunos!

Acompanhe mais:

gestor escolar inovador
Sem categoria

5 atitudes de um gestor escolar inovador

Você sabe quais são as atitudes fundamentais para que o gestor escolar consiga ser inovador? O profissional que desempenha esse papel deve entender que é

Procura uma solução bilíngue para a sua escola?

Nós somos referência em programas bilíngues e soluções de inglês para escola.

Simple Education Blog

Baixe Agora!