Simple Education

Benefícios de implementar um programa bilíngue para escolas

programa bilingue para escolas

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Diante das influências causadas pela globalização, muitos pais passaram a ter dúvidas quanto à escolha de um formato de educação para os seus filhos, especialmente quanto à adoção ou não de um programa bilíngue.

Essa questão passou a ser uma preocupação visto que várias oportunidades podem surgir a partir do estudo mais aprofundado da língua inglesa durante o período escolar de crianças e adolescentes.

O contato com outras línguas desde a infância pode trazer diversos benefícios para as crianças, além de garantir que elas terão mais fluência em relação ao segundo idioma, que mais à frente se tornará um diferencial para a sua carreira profissional.

Dessa forma, ao inserir crianças e adolescentes nos estudos das línguas estrangeiras o mais cedo possível, os pais terão a garantia de que os seus filhos estão preparados para se desenvolver e ter um futuro muito mais cheio de oportunidades.

Garantia de fluência em outro idioma

Um dos primeiros que merecem destaque a respeito do programa bilíngue para escolas é a fluência. Essa garantia existe uma vez que os alunos são submetidos a um ensino pleno da segunda língua, falada a todo o momento no ambiente escolar.

Nesse formato de ensino, os alunos aprendem todas as disciplinas da grade curricular comum utilizada no Brasil. No entanto, ao longo do processo de aprendizagem, os professores e alunos vão discutir as matérias utilizando de outro idioma, normalmente o inglês, por se tratar de uma língua universal.

Dessa forma, os alunos terão contato com a língua estrangeira por um tempo muito mais extenso do que o normal, inclusive quando desenvolvem as suas habilidades em cursos específicos, voltados totalmente para o aprendizado do idioma de escolha.

Portanto, ao adotar o programa bilíngue para escolas, ou seja, inserir as crianças e adolescentes em um ambiente na qual a todo o momento eles terão contato com um idioma estrangeiro, a garantia será de que os estudantes terão muito mais repertório a respeito de diferentes assuntos, podendo se comunicar em várias situações distintas.

Expansão de repertório cultural

Em razão de o aprendizado de uma segunda língua também ter ligação direta com a cultura do país de origem desse idioma, as escolas bilíngues aproveitam esse fato para promover novos conhecimentos entre os seus alunos.

Nesse caso, normalmente a instituição usa essa oportunidade para inserir conhecimentos culturais de uma região específica. No caso do inglês, como existem vários países que possuem esse idioma como língua materna, tudo dependerá das origens da escola bilíngue.

O ensino de outras culturas é uma ferramenta muito importante. Ele facilita para que as crianças, desde pequenas, entendam mais a respeito dos hábitos e costumes de outros países e, como consequência disso, possuam uma bagagem cultural muito maior.

O conhecimento dessas informações a respeito de outras culturas faz com que os estudantes desde cedo criem um senso crítico maior e consigam compreender a respeito de pontos de vista diferenciados. Além disso, a prática também auxilia no desenvolvimento da empatia com as demais culturas e povos.

Potencializa e incentiva a boa memória

A memória dos seres humanos tem a capacidade de se expandir. Portanto, consegue captar e registrar novas informações cotidianamente. No entanto, ao treiná-la inserindo informações de valor, isso facilitará a capacidade de buscar por estes registros.

Dessa forma, o estudo de uma nova língua todos os dias fará as crianças conseguirem acessar as memórias mais facilmente, visto que o estudo de idiomas se mostra como uma ótima oportunidade para treinar a memória e exercitá-la diariamente.

Estudos indicam que pessoas que possuem fluência em diversos idiomas acabam demonstrando um potencial superior em diversas áreas de suas vidas. Isso ocorre uma vez que o tempo de reposta ao buscar uma informação através da memória será reduzido.

Desenvolvimento da concentração e raciocínio

As capacidades de concentração e de raciocínio também podem ser beneficiadas pelo ensino bilíngue. um novo idioma está sendo aprendido pelos alunos, eles tendem a empenhar mais esforços para conseguir absorver tudo o que é ensinado, visto que algumas disciplinas dependem do inglês.

Toda Escola Pode Aderir Ao Sistema De Ensino Bilíngue?

Dessa forma, o programa bilíngue se mostra extremamente eficaz ao proporcionar para os alunos um desenvolvimento maior da capacidade de concentração. Então, levando em consideração tais pontos, é possível considerar o aprendizado mais completo e benéfico para o desenvolvimento cognitivo das crianças e adolescentes em geral.

Portanto, ao longo das aulas, os alunos terão que dedicar muito mais atenção para os conteúdos que estão sendo aplicados e, posteriormente, esses estudantes terão uma facilidade muito maior para raciocinar sobre o que foi ensinado, fortalecendo o processo de assimilação dos conteúdos escolares como um todo.

Oportunidades de trabalho no futuro

O mundo tem se tornado cada vez mais globalizado. Por causa dessa característica da modernidade, as culturas estão a todo o tempo dialogando e, portanto, a necessidade de dominar um segundo idioma se tornou muito maior, o que justifica o crescimento do ensino bilíngue.

Então, diante desse cenário, pais passaram a se interessar cada vez mais por buscar um ensino de qualidade para os seus filhos. Especialmente um que conte com um bom programa bilíngue. Isso acontece uma vez que diante das novas necessidades do mundo, o aprendizado de uma nova língua se tornou essencial.

Como diversas empresas passaram por um período crescimento e mudança devido às constantes expansões do mercado e, portanto, passaram a realizar operações em nível internacional, é importante que os novos profissionais tenham qualificações diferenciadas para conseguir cumprir a demanda.

Diante dessa realidade, a importância de um estudo bilíngue se faz notar com facilidade. Ele será primordial para que os alunos deixem a escola possuindo uma base forte para enfrentar a competitividade do mercado de trabalho e, com a certeza, de que possuem a qualificação necessária.

Os profissionais bilíngues acabam por encontrar oportunidades de trabalho muito melhores que os demais, com benefícios maiores e salários compatíveis com suas experiências e conhecimentos.

Além disso, o domínio de uma segunda língua torna esses profissionais muito mais disputados, visto que o mercado vê neles a oportunidade de maior desenvolvimento. Sendo assim, essa é uma das habilidades mais valorizadas no mercado atualmente e com potencial para abrir as melhores portas.

Acompanhe mais:

Procura uma solução bilíngue para a sua escola?

Nós somos referência em programas bilíngues e soluções de inglês para escola.

Simple Education Blog

Baixe Agora!