Simple Education

Programa de formação High School: certificação brasileira e americana para seus alunos

formacao high school

Dominar dois idiomas e ter uma vivência escolar internacional são itens essenciais para quem quer cursar uma universidade no exterior. Para facilitar o acesso dos alunos a essa oportunidade, existe o Programa de Formação High School.

Essa nova metodologia está sendo aplicada por várias escolas particulares brasileiras. Ela permite que os alunos terminem os estudos com dois diplomas diferentes. Um referente ao Ensino Médio brasileiro e outro do High School americano, sendo que, o diploma do High School é validado por uma universidade americana e é aceito em todo o território dos Estados Unidos.

Dessa forma, é mais simples para os alunos conseguirem cursar o ensino superior naquele país.

High School norte americano

O High School norte americano é equivalente ao Ensino Médio brasileiro, compreendendo os últimos anos da formação básica. Ele apresenta algumas diferenças em relação ao sistema aplicado no Brasil.

Primeiro, a quantidade de matérias obrigatórias a todos os alunos. O High School se caracteriza por disponibilizar diferentes conteúdos para os seus estudantes. Nesse modelo, os próprios alunos escolhem as matérias que querem cursar de acordo com sua afinidade e inclinação profissional.

Entretanto, existem alguns conteúdos que são obrigatórios a todos os alunos. São chamados “core subjects” e se referem a matérias mais gerais, como matemática, história americana e ciências.

O sistema brasileiro é mais rígido, determinando uma série de conteúdos obrigatórios que devem ser vistos por todos os alunos.

Outra diferença é o horário das aulas. No Brasil as aulas são concentradas em um turno do dia (manhã, tarde ou noite). Já nos Estados Unidos as aulas são em período integral, começando normalmente às 8h da manhã e terminando às 16 horas.

Não podemos deixar de mencionar que as turmas são divididas em três níveis de dificuldades, sendo que o desempenho do aluno determina qual turma ele irá cursar. Também precisamos destacar a quantidade de atividades extracurriculares que são disponibilizadas para os estudantes, como esportes, canto, fotografia e mais.

Como funciona o Programa de Formação High School

Primeiramente, os estudantes que optam por esse sistema passam a estudar em período integral. Dessa forma, eles conseguem acompanhar as aulas referentes a grade curricular nacional e cursar as matérias referentes ao programa de formação high school.

No primeiro turno, os alunos têm as aulas tradicionais do Ensino Médio (em português), assim como nas demais instituições de ensino. No contraturno, os alunos estudam os conteúdos referentes ao High School, sendo que as aulas que fazem parte da grade curricular americana são todas ministradas em inglês.

Os alunos interessados em ingressar nessa modalidade precisam cumprir com alguns pré-requisitos. O primeiro, eles devem estar cursando entre o 9º ano do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio.

O High School americano tem quatro anos de duração, por isso o programa de formação High School começa no último ano do Ensino Fundamental.

Além disso, os alunos precisam dominar o Inglês, no mínimo, em nível intermediário para conseguirem acompanhar as aulas ministradas nesse idioma.

Muitas instituições, além do programa de formação High School também oferecem um ensino bilíngue aos seus alunos. Assim, eles não terão problemas para acompanhar as aulas em Inglês.

As disciplinas aplicadas no High School englobam matérias encontradas na grade curricular brasileira e algumas comuns ao sistema norte-americano. Lembrando que, mesmo que um assunto seja abordado nos dois turnos, no High School a abordagem do tema será baseada nas características socioculturais dos Estados Unidos.

Algumas das matérias aplicadas no programa de formação High School são:

– História dos EUA;

– Economia;

– Inglês;

– Artes;

– Cidadania;

– Literatura;

– Legislação.

Alguns colégios também podem oferecer atividades extracurriculares para oferecer uma experiência ainda mais rica. Podem ser aulas de música, informática e, até mesmo, culinária.

Vantagens de um Programa de Formação High School

Ao oferecer o Programa de Formação High School para seus alunos, a escola mostra o seu compromisso com a qualidade do ensino e com uma educação mais ampla, capaz de preparar os estudantes para os desafios do ensino superior.

Além disso, os benefícios para os alunos são muitos:

– Maiores oportunidades: com um diploma do High School o estudante tem um leque maior de oportunidades depois de terminar o Ensino Médio. Isso porque, o diploma do High School é aceito, não só pelas universidades americanas, mas por instituições de outros países que têm convênio com os EUA.

Se o estudante preferir ficar no país e investir em uma das universidades nacionais, os conhecimentos adquiridos durante o programa de formação High School são mais do que suficientes para simplificar o acesso ao curso superior escolhido.

Não podemos esquecer que o domínio da língua Inglesa é uma característica de destaque na hora de procurar uma colocação no mercado de trabalho, tanto para as vagas no Brasil, como para vagas no exterior.

– Ampliação da visão crítica: com o programa, os alunos vivenciam uma imersão na cultura norte americana. Isso permite que os estudantes possam construir uma visão crítica do mundo mais ampla.

Além disso, sua formação cultural é mais rica, já que os estudantes têm contato tanto com características sociais brasileiras, como com as americanas. Dessa forma, o aluno aprende a entender e viver numa sociedade cada vez mais diversa.

Essa característica vai gerar impacto, tanto na vida pessoal dos estudantes, quanto na sua vida profissional. Isso porque, cada vez mais, as empresas procuram por candidatos que saibam trabalhar em ambientes repletos de diferenças sociais e culturais.

– Fluência em Inglês: o inglês é considerado o idioma universal, por isso, dominar a língua inglesa é um diferencial na vida dos estudantes. Com o programa de formação High School os alunos podem exercitar suas habilidades no Inglês todos os dias.

Dessa forma, melhora a fixação das estruturas do idioma estrangeiro, enriquece o vocabulário dos alunos e faz com que eles sejam capazes de se comunicar de forma natural, mesmo em outro idioma.

Se você procura uma forma mais interessante e enriquecedora de oferecer o ensino do Inglês na sua escola, a Simple tem a solução certa para você. Visite o nosso site e saiba mais.

Compartilhe esse post

Acompanhe mais:

Educação

Como acolher novos alunos em uma escola bilíngue?

Uma escola bilíngue, oferece aos alunos a oportunidade de adquirir habilidades em dois idiomas desde cedo, promovendo um ambiente multicultural e preparando-os para um mundo

Procura uma solução bilíngue para a sua escola?

Nós somos referência em programas bilíngues e soluções de inglês para escola.

Simple Education Blog
plugins premium WordPress

Baixe Agora!

oLÁ, PARCEIRO SIMPLE :d

Por favor, preencha as informações abaixo e aguarde até 48h para receber seu acesso.