Simple Education

Como estimular a comunicação em outro idioma?

Estimular a comunicação em outro idioma é essencial para conseguir aprender uma língua estrangeira, de fato. Quanto mais natural for o uso da segunda língua, maiores serão as chances do indivíduo conseguir internalizar o conhecimento.

Porém, uma das grandes dificuldades em fazer com que isso aconteça está justamente no processo de incentivar o uso do outro idioma. Assim que uma barreira é notada, muitos estudantes tendem a fazer uso da língua materno, o que não é o ideal.

Por isso, é essencial conhecer métodos para estimular a comunicação em outro idioma de maneira natural. E para isso, existem algumas estratégias que facilitam o processo, o que faz com que o nível de aprendizado seja ainda maior.

E para conhecer algumas práticas para estimular a comunicação em outra língua, confira o artigo que preparamos a seguir!

estimular a comunicação

Usar a língua estrangeira em outras tarefas

Uma das formas de estimular a comunicação em outro idioma, de maneira natural, é usá-la em diferentes contextos. É preciso mostrar aos estudantes, mesmo indiretamente, que é possível exercitar a linguagem em outros momentos. Além disso, essa estratégia também deixa claro que uma língua estrangeira pode ser aplicada em outras situações além da conversação. Estudar outras matérias em inglês, por exemplo, é uma boa forma de fazer com que isso aconteça.

Uma escola que usa uma metodologia bilíngue é capaz de fazer com que isso aconteça de maneira mais natural. Uma ótima maneira disso acontecer é estudar história, geografia, entre outras disciplinas básicas, usando a língua estrangeira como base.

Desse modo, mesmo que esse não seja o foco, os alunos começarão a exercitar o outro idioma de forma automática. Isso faz com que o uso dele se torne algo natural, estimulando-o a ser utilizado em qualquer momento do dia. É dessa forma que uma pessoa consegue internalizar totalmente o aprendizado de um idioma novo. Quando se é utilizado em outros cenários, para uma conversa comum, independente do tema, é porque o ensino cumpriu o seu dever.

Porém, como dissemos, para que isso aconteça, é necessário que exista estímulo por parte de quem está ensinando. Usar a língua estrangeira em cenários diversos é essencial para fazer com que ela se torne parte do estudante.

estimular a comunicação

Praticar a leitura em voz alta

Outra forma de estimular a comunicação em outro idioma é praticar a leitura em voz alta, pois torna o processo mais natural. Com isso, aos poucos, os estudantes ganham mais confiança com a pronúncia, o que faz com que a língua seja usada com mais facilidade. Por isso, essa prática é muito recomendada e pode ser extremamente positiva para qualquer instituição de ensino.

Fazer rodas de leitura de um livro específico, em voz alta, acaba sendo uma atividade muito engrandecedora. Isso porque, além de treinar a pronúncia, a gramática e outros conhecimentos também são desenvolvidos nessa prática.

Em todo caso, a leitura é essencial para o desenvolvimento de qualquer que seja a habilidade do ser humano. Em relação ao aprendizado de uma nova língua, isso não seria diferente. Logo, busque se adaptar a esse método o quanto antes.

estimular a comunicação

Conversa frequente e jogos são um bom caminho

Outra maneira de estimular a comunicação em outro idioma e conseguir ter bons resultados é fazer com que os estudantes conversem de forma natural usando a língua estrangeira. Além disso, os jogos também são uma excelente escolha para fazer com que o uso do segundo idioma faça parte da rotina. Levar games em outro idioma para a sala de aula é sempre uma boa alternativa a ser feita com o grupo.

Os jogos também estimulam diversas áreas e podem ser muito úteis para a construção do conhecimento do aluno. Quando bem usados pelo professor, eles são muito mais do que apenas uma distração, como muitas pessoas enxergam. Durante a brincadeira, você pode pedir que os estudantes usem apenas a língua estrangeira para se comunicarem.

E como ninguém vai querer ficar de fora do período de jogos, a tendência é que a resistência quanto a essa ideia seja baixa. Em todo caso, fazer com que o outro idioma faça parte da rotina dos estudantes de maneira descontraída é uma forma de incentivo. Os jogos são uma boa ferramenta para isso, além da conversação normal, sem a pressão de falar tudo corretamente.

Os erros vão existir e isso é totalmente normal, afinal de contas, estamos em processo de aprendizado. O ideal é sempre buscar formas de fazer com que isso seja mais uma válvula de escape para fazer com que todos consigam se desenvolver nesse cenário.

Por fim, esse é o nosso artigo, mas se você quer contar com uma metodologia bilíngue de destaque na sua instituição, te convidamos a conhecer mais sobre nosso sistema de ensino!

Compartilhe esse post

Acompanhe mais:

Procura uma solução bilíngue para a sua escola?

Nós somos referência em programas bilíngues e soluções de inglês para escola.

Simple Education Blog
plugins premium WordPress Estimular a comunicação em outro idioma é essencial para conseguir aprender uma língua estrangeira, de fato. Quanto mais natural for o uso da segunda língua, maiores serão as chances do estudante conseguir internalizar o conhecimento.

Baixe Agora!

oLÁ, PARCEIRO SIMPLE :d

Por favor, preencha as informações abaixo e aguarde até 48h para receber seu acesso.