Por que o inglês é o idioma mais importante do mundo?

Sem dúvida, você já deve ter ciência de que o inglês é hoje uma das línguas mais importantes do mundo. Além de ser exigida como requisito para a participação de processos seletivos de grandes empresas, é a mais falada do planeta.

Quer conhecer outros motivos que justificam o inglês como o idioma mais importante do mundo? Leia o post e, caso ainda não tenha implementado em seu processo pedagógico, talvez seja o momento de tomar uma decisão diferente.

O primeiro motivo que destaca o inglês como o idioma mais importante do mundo é o fato de que é a língua mais falada do planeta.

O inglês é um idioma internacional

O primeiro motivo que destaca o inglês como o idioma mais importante do mundo é o fato de que é a língua mais falada do planeta.

Um levantamento feito pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix apontou que existem, atualmente, mais de 7 mil idiomas. No entanto, apenas 23 são falados pela maior parte da população terrestre.

Dentre as 23 línguas que cobrem a maior parte do planeta, o inglês lidera, tendo um total de 1,2 bilhões de falantes. Precisamente, 379 milhões são falantes nativos, enquanto 753 milhões falantes não nativos.

Dessa forma, como se pode compreender, há, inclusive, mais falantes do inglês não nativos do que nativos, o que indica que esse idioma chega até mesmo naqueles países que não o tem como segunda língua.

O idioma inglês faz parte do processo histórico da civilização

Outra razão pela qual o inglês é considerado uma língua importante no mundo todo é o fato de que ela também faz parte do processo histórico de civilização, o que, certamente, colabora para legitimar seu status internacional.

Como já disseminado significativamente pela história, com o processo de colonização, o inglês foi difundido fortemente pelo mundo, chegando à América do Norte, como nos Estados Unidos. Isso fez com que se expandisse rapidamente, e os Estados Unidos, como potências de primeiro mundo contribuíram para isso. Tanto que nesse país o inglês é a língua nativa.

O idioma inglês faz parte do processo histórico da civilização

Globalização

A globalização pode ser compreendida como um fenômeno que elimina as barreiras entre as culturas ou países, fazendo com que se aproximem cada vez mais, trocando elementos culturais, como a língua. Esse fato, embora tenha iniciado desde a época das navegações no período da colonização, ganhou maior expressão nos tempos atuais, por conta do avanço da tecnologia, a exemplo da tecnologia da informação e comunicação.

Com isso, muitas empresas que atuavam apenas nacionalmente passaram a expandir seus negócios para o mundo, transformando-se em organizações internacionais ou multinacionais. Um exemplo nesse sentido é a Vale, empresa com sede no Brasil, mas que tem atuação global.

Mas o que tudo isso tem a ver com o inglês? Tudo. Ao se expandirem, as empresas buscam profissionais que dominem não apenas sua língua nativa, mas também o idioma mais falado do mundo, que, como já sabemos, é o inglês. Nessa direção, a língua inglesa deixa de ser apenas uma forma de expressão para se tornar em um elemento de diferenciação competitiva no mercado.

Hoje, as organizações desejam contratar profissionais que possam conduzir seus negócios não apenas do Brasil, mas de qualquer local do mundo. Logo, como o inglês é a língua mais falada do planeta, os profissionais que a dominam, certamente, destacam-se.

Dominar o inglês é importante não apenas para quem deseja encontrar um bom espaço no mercado, mas também porque pode contribuir para se ter uma formação educacional e profissional rica.

Formação educacional e profissional internacional

Dominar o inglês é importante não apenas para quem deseja encontrar um bom espaço no mercado, mas também porque pode contribuir para se ter uma formação educacional e profissional rica. Como assim?

Muitas das organizações que dão apoio a projetos de pesquisa ou que lançam editais para selecionar bolsistas de educação ou profissionais exigem que o candidato domine no mínimo o inglês, tendo certificação que comprove isso, sobretudo se a oportunidade é para um país cujo idioma nativo seja este.

Um exemplo de programa que pedia como requisito falar inglês – e outras línguas, é o Ciências Sem Fronteiras. Foi criado pelo Governo Federal em 2011 com o objetivo de incentivar a formação acadêmica de estudantes brasileiros, os quais tinham a chance de realizar um intercâmbio em outro país, como nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, etc.

Logo, podemos dizer que o inglês é também importante para a pessoa que deseja ter uma formação educacional e profissional internacional, com oportunidade de residir em outro país por um tempo.

Diante do que foi exposto, não há dúvida de que o inglês é considerado uma língua importante internacionalmente. Esse idioma é exigido por inúmeras empresas que mergulharam no processo de globalização e até mesmo por aquelas que ainda não se lançaram nesse fenômeno, mas que já percebem que essa é uma ação inevitável. Cada vez mais as organizações necessitam umas das outras para que alcancem seus objetivos, e, devido a isso, trocam tecnologias, conhecimento e técnicas, por exemplo.

Que tal ficar por dentro de mais conteúdos como este para enriquecer seus conhecimentos e melhorar os resultados do seu negócio? Para isso, basta continuar acompanhando as publicações em nosso blog.

1 Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Company

Our ebook website brings you the convenience of instant access to a diverse range of titles, spanning genres from fiction and non-fiction to self-help, business.

Features

Most Recent Posts

eBook App for FREE

Lorem Ipsum is simply dumy text of the printing typesetting industry lorem.

Category

plugins premium WordPress

Baixe Agora!

oLÁ, PARCEIRO SIMPLE :d

Por favor, preencha as informações abaixo e aguarde até 48h para receber seu acesso.