Simple Education

5 dicas para mensurar a qualidade do inglês da sua escola

Saber como mensurar a qualidade do inglês da sua escola é fundamental para compreender se, realmente, há resultados. Isso porque, quando falamos em ensino de outro idioma, há diversos fatores diferentes envolvidos na dinâmica escolar.

Sendo assim, acompanhar a qualidade do ensino é importante para que a sua instituição tenha conhecimento sobre o quadro atual. Isso traz ferramentas para melhorar aquilo que precisa de ajustes e identificar os pontos fortes na abordagem utilizada. Continue a leitura e saiba como isso acontece!

Mensurar a qualidade do inglês

A metodologia de ensino da língua inglesa

A proposta pedagógica é essencial para que tenhamos resultados no ensino e isso também vale para a implementação da língua estrangeira. Por isso, uma forma de avaliar a qualidade do ensino é fazer análises periódicas das metodologias usadas e do material didático.

Essa verificação é fundamental para garantir que, no dia a dia das atividades, esses parâmetros estabelecidos sejam cumpridos. Além de claro, ser necessário para entender o que necessita de mudança e o que pode permanecer sendo feito para mensurar a qualidade do inglês na escola, considerando a evolução em técnicas de ensino e materiais.

Afinal, quando falamos sobre a língua inglesa e seu ensino, precisamos considerar fatores bem específicos, como a própria inserção na cultura e o respeito à diversidade. Apenas dessa forma o aluno terá, de fato, o aprendizado eficaz que fará parte da sua formação.

A qualificação dos professores

Não podemos negar que a atuação dos professores é outro fator que impacta diretamente no ensino. Obviamente, são esses profissionais que estarão ao lado dos alunos no processo de ensino e aprendizagem. A partir daí, podemos compreender que a qualificação desses profissionais reflete nos resultados utilizados para mensurar a qualidade do inglês da sua escola.

Uma escola com abordagem bilíngue precisa se atentar ao grau de proficiência e formação desses profissionais. Bem como se possuem pós-graduação ou mestrado, por exemplo. Sabemos que essas experiências fazem toda a diferença na qualidade do ensino de uma instituição.

A escolha dos professores é desafiadora, bem como análise do seu desempenho no decorrer das aulas ministradas. Por isso, atente-se às questões citadas e crie alternativas para obter um feedback por parte dos alunos e pais de alunos em relação ao dia a dia para ajudá-lo a mensurar a qualidade do inglês da sua escola.

Mensurar a qualidade do inglês

Aprendizado dos alunos

A aplicação do inglês se torna efetiva quando o aluno atinge elevados graus de fluência e compreensão da língua, quando de fato está preparado para habitar espaços com pessoas que falem o idioma. Esse é o retrato de um aluno que passa pelo processo de aprendizagem com bons resultados.

Nesse caso, há um trabalho em conjunto por parte dos educadores para proporcionar o acesso ao conhecimento, além dos gestores de realizar avaliações periódicas para entender o grau de aprendizagem dos alunos. E isso pode ir além de provas e testes tradicionais.

É possível aplicar métodos de mensurar a qualidade do inglês, como a avaliação formativa, por exemplo, que é voltada para as particularidades do aluno em vários âmbitos. Esse tipo de abordagem é mais completa e compatível com o que o entendimento da língua inglesa pode trazer para o aluno.

Isso porque existe uma imersão diferente em outra cultura e entendimento sobre a necessidade de respeito a ela. Junto a isso, o respeito pela diversidade, bem como habilidades que surgem quando conseguimos absorver um segundo idioma, sobretudo na infância.

Mensurar a qualidade do inglês

Nível de proficiência dos alunos

Muitos estudantes já tiveram aulas de inglês na escola, mas nunca conseguiram chegar ao patamar de conversar com um estrangeiro, por exemplo. São muitas as entrevistas de emprego que descartam candidatos porque o domínio de outro idioma está apenas no currículo, não na aplicação prática.

Esse é outro grande desafio das instituições de ensino que se propõem a fornecer uma educação bilíngue. O objetivo é ter alunos formados capazes de serem inseridos em ambientes onde o inglês seja comum e consigam um bom desempenho.

Isso diz respeito a um alto grau de proficiência, que é reflexo também da qualidade do ensino. Pensando nisso, é muito comum o uso do Quadro Comum Europeu de Referência. Nessa fonte de avaliação é possível separar os níveis de conhecimento em A1 e A2 para básico; B1 e B2 para independente; e C1 e C2 para proficiente.

Há exames internacionais muito conhecidos também, como é o caso do IELSTS, TOEFL ou TOIC. Esses, inclusive, fornecem certificados para uso em programas profissionais e acadêmicos. Todos esses métodos avaliam questões fundamentais quando falamos sobre escola bilíngue, como níveis de fluência, leitura, escrita, dentre outros.

Infraestrutura impacta para mensurar a qualidade do inglês

Por fim, não podemos esquecer como a escola em sua infraestrutura pode colaborar para bons resultados no ensino de inglês. Nesse contexto entram os recursos a serem usados, que vão desde materiais até a conservação da estrutura física da escola.

Afinal, quando o aluno está nesse processo, precisa entrar em contato com o idioma, o que é necessário por meio de ferramentas como mídias em vídeo ou áudio, por exemplo. Sendo assim, considere o que a sua instituição tem a oferecer e como isso impacta na avaliação dos resultados.

Para avaliar o ensino também precisamos conferir se o ambiente escolar é propício para gerar bons frutos. Sendo o clima no ambiente escolar outro fator importante. O rendimento dos estudantes depende muito de condições ligadas à boa convivência com a equipe e com os colegas.

Somado a isso, é preciso estabelecer uma boa interação com os pais dos alunos, ouvir suas sugestões e reclamações. O relacionamento, portanto, das pessoas com a escola tem papel importante no aprendizado, e isso vale para as interações entre alunos e professores, bem como pais e professores, e alunos entre si.

Essas são as nossas dicas para mensurar a qualidade do inglês da sua escola. Aproveite esses caminhos para compreender como está o desempenho da instituição nesse papel de aproximar os estudantes da língua inglesa. Vimos que muitos aspectos precisam ser avaliados.

Além disso, devem receber uma avaliação completa, inteligente, que considere as especificidades em torno da educação bilíngue. Há uma demanda crescente de pais e estudantes que buscam por qualidade nesse tipo de abordagem, portanto, a sua escola precisa avaliar se está no caminho certo.

Entre em nosso site e conheça mais sobre nosso trabalho e como podemos te ajudar!

Compartilhe esse post

Acompanhe mais:

Procura uma solução bilíngue para a sua escola?

Nós somos referência em programas bilíngues e soluções de inglês para escola.

Simple Education Blog
plugins premium WordPress Saber como mensurar a qualidade do inglês da sua escola é fundamental para compreender se, realmente, há resultados. Isso porque, quando falamos em ensino de outro idioma, há diversos fatores diferentes envolvidos na dinâmica escolar.

Baixe Agora!

oLÁ, PARCEIRO SIMPLE :d

Por favor, preencha as informações abaixo e aguarde até 48h para receber seu acesso.