O poder das redes sociais para escolas

Uma ferramenta que precisa ser cada vez mais utilizada dentro de qualquer segmento é a rede social. Mesmo que seja necessário cuidado com os formatos de utilização, é inegável que elas trazem enormes benefícios, em vários sentidos.

Para as escolas, não é diferente. É possível dizer que as redes sociais para escolas têm poder de mudar o patamar, melhorar comunicação, entre vários outros tópicos.

Portanto, aqui nosso objetivo será mostrar como a instituição pode, e deve, utilizar este meio para ganhar efetividade de várias formas diferentes.

Redes sociais para escolas como forma de aproximação

Escolas lidam com pessoas jovens como parte central, que são os alunos. E não é segredo para ninguém que as redes sociais são um espaço de comunicação e expansão de pensamentos desta faixa etária. Seja para lazer, para aprender algo, para conversar. O fato é que a população jovem, em sua grande maioria, está conectada às novas tecnologias.

Se a escola simplesmente ignora as redes sociais, ela perde uma oportunidade de se aproximar de uma maneira mais leve dos alunos. Criar um formato rígido e antigo, inclusive, pode fazer com que o estímulo do jovem diminua.

Se eles percebem a escola apenas como o local para onde vão para assistir aulas, como uma rotina cíclica, a tendência é de absorção menor de conteúdo e de baixo estímulo ao aprendizado. Agora, criando uma relação mais dinâmica e conectada à realidade que eles têm fora do espaço escolar, os objetivos pedagógicos podem ser melhor aproveitados.

Por que a escola deve atentar às demandas atuais?

As redes sociais são uma das camadas de conhecimento dos jovens fora da escola. Portanto, se a instituição explora este elemento, é possível criar uma série de novos caminhos, como alternativa para o aprendizado, que, lembre-se, é alcançado de maneiras diferentes por cada pessoa.

Posts comunicativos, por exemplo, podem lembrar o aluno de determinada questão ensinada pelo professor. Por lá, também, a escola pode ter comunicações claras sobre datas de início e fim das aulas, atividades extracurriculares que serão disponibilizadas, entre outras demandas.

E não se trata apenas de gerar a lembrança do tema em si. Os conteúdos podem ter multimídias, criando mais atratividade e estímulo à interação das turmas.

Ao navegar nas redes sociais e acompanhar os posts do colégio, ele se interessa mais pelo que está sendo publicado e, naturalmente, aumenta sua linha de interesse nos tópicos escolares.

Isso vale, também, para a comunicação com os pais. Afinal, eles também navegam nas redes. Por essa visão, as famílias podem acompanhar o trabalho feito pela escola, acompanhar o calendário dos filhos, as atividades desenvolvidas, etc.

Resumindo: toda a comunicação se torna mais rápida e dinâmica. Passou-se o tempo em que a única forma de se comunicar era mandando bilhetes em papel, escrito.

Não podemos esquecer, também, que as redes sociais podem ser uma plataforma de aprendizado, um complemento usado pelos professores para as aulas.

Várias das redes sociais possuem ferramentas para unificar conteúdos, criar grupos e, desta forma, a escola pode potencializar e organizar melhor os alunos para entrega de trabalhos, unificação de grupos para determinada atividade, seja de aula ou mesmo extracurricular.

Ou seja, é uma maneira de tornar o método organizacional mais bem definido e utilizando ferramentas às quais os alunos estão acostumados até para outros segmentos de suas vidas.

Maneira de promover a escola

E, claro, não podemos esquecer que as redes sociais, para além da organização interna e forma de comunicação, é uma maneira de expandir a marca e o nome de quem a utiliza.

Neste caso, as escolas podem usar a rede social para demonstrar suas qualidades.

    1. Posts com fotos mostrando as instalações;
    2. Apresentações de corpo docente;d
    3. Matérias internas, ou mesmo produzidas por veículos externos, podem ser compartilhadas para mais pessoas terem acesso ao trabalho do colégio.

Tudo que vemos empresas e mesmo pessoas físicas fazerem para promoção em redes pode ser pensado como forma de poder para as escolas também. Claro que é importante que gestores e produtores dos conteúdos fiquem atentos a eventuais regras de conselhos de educação sobre tipos de posts permitidos, por vezes pode haver restrições em relação a isso.

Mas, de maneira geral, é evidente que as redes sociais também são um espaço para as escolas se promoverem, mostrarem suas qualidades e diferenciais e, desta forma, conversarem com um público mais amplo do que o normal.

Com todas essas justificativas, fica claro o poder das redes sociais em relação ao que as escolas podem conseguir se as utilizarem com correção.

Gostou deste conteúdo? Saiba mais sobre quem o produziu. Nós, da Simple Education, produzimos um sistema de ensino bilíngue e o introduzimos em escolas de todo o Brasil. Quer dar uma nova cara ao seu colégio? Conheça nosso trabalho e fale conosco, para iniciarmos uma parceria que leve sua escola a um novo patamar.

Company

Our ebook website brings you the convenience of instant access to a diverse range of titles, spanning genres from fiction and non-fiction to self-help, business.

Features

Most Recent Posts

eBook App for FREE

Lorem Ipsum is simply dumy text of the printing typesetting industry lorem.

Category

plugins premium WordPress

Baixe Agora!

oLÁ, PARCEIRO SIMPLE :d

Por favor, preencha as informações abaixo e aguarde até 48h para receber seu acesso.