Como a tecnologia em sala de aula pode ajudar as escolas bilíngues

A tecnologia em sala de aula, nas últimas décadas, se tornou algo imprescindível para todos os setores da vida humana. Com os rápidos avanços e a introdução de elementos tecnológicos em basicamente tudo que existe, não dá mais para negar ou tentar evitar a utilização de diferentes ferramentas, nas mais variadas atividades.

E não é diferente com a educação. Escolas que não passam a usar diferentes ferramentas tecnológicas ficam para trás e, pior: expõem seus alunos a um aprendizado de menor expansão, com um universo muito mais limitado em sala de aula. Isso vale, claro, para as escolas bilíngues também.

Nosso foco é justamente falar sobre os colégios que utilizam a metodologia bilíngue e, a partir desta premissa, introduzir diferentes possibilidades de uso da tecnologia.

A seguir, apresentaremos alguns elementos essenciais deste debate, mostrando como o uso da tecnologia em sala de aula é fundamental para o ensino bilíngue, expandindo possibilidades e melhorando a forma de aprendizagem dos alunos.

A tecnologia em sala de aula promove contato maior com a língua

Um dos objetivos básicos de qualquer ensino bilíngue é, obviamente, garantir que os alunos tenham um contato constante e frutífero com uma segunda língua e uma segunda cultura, para além do que temos com o português e o Brasil.

Portanto, com o uso da tecnologia, é possível expandir os limites da comunicação e do conhecimento desta cultura estrangeira. Em uma sala de aula apenas analógica, digamos assim, há uma clara restrição para os estudantes. Eles só podem se comunicar entre si e com os professores, limitando o entendimento e a fluência no conhecimento.

Com o uso da tecnologia, é possível colocar vídeos, utilizar aplicativos que já venham com atividades estabelecidas, estimulando o aluno de maneira didática e dando objetivos para a atividade em questão.

Ele ouvirá conteúdos em inglês (considerando que esta é a língua principal quando falamos em bilinguismo), terá a chance de interagir, de buscar palavras, de conhecer melhor a cultura e os elementos visuais que fazem parte daquela outra realidade, diferente da que ele vive.

E esse é um dos encantos do ensino bilíngue: expandir fronteiras e trazer diversidade e respeito ao diferente. Com a tecnologia em sala de aula, isso fica muito mais natural, e as atividades seguem um fluxo muito mais didático e interessante.

Acelera o aprendizado por meio da gamificação

A gamificação é muito debatida e cada vez mais usada em sala de aula. Mais uma vez, tudo fruto das evoluções tecnológicas, que permitem aos alunos terem contato com tablets e aplicativos, tendo momentos lúdicos com games, mas todos dentro de uma proposta pedagógica.

No ensino bilíngue, trabalhar a gamificação é uma maneira de incluir grupos de alunos para trabalharem juntos, buscando atingir os objetivos do jogo proposto, ao mesmo tempo em que eles estão em contato permanente com a segunda língua, seja ouvindo, falando ou escrevendo. Enfim, treinando diversas habilidades simultaneamente e, o melhor, de maneira leve e divertida.

Claro que a utilização dos games precisa estar dentro de um contexto. Não é simplesmente transportar um momento de lazer para a sala de aula. É necessário que haja um objetivo pedagógico. Mas as escolas bilíngues devem se preparar para isso, e não para deixar a gamificação de lado.

Com o uso favorável da tecnologia por meio de jogos eletrônicos, é possível aprender muito, não só sobre conteúdos técnicos, como sobre trabalho em equipe, respeito ao tempo e às preferências de cada um dentro do jogo, espírito esportivo, etc.

Respeita a diversidade e comunicação entre alunos

A diversidade e o respeito às culturas é uma premissa relevante das escolas bilíngues. É preciso que os alunos entendam que a realidade deles, em suas casas ou pequenos grupos, são apenas um viés de um mundo muito amplo, no qual todos devem ser respeitados.

Com a tecnologia em sala de aula, os estudantes expandem seu acesso a documentos, vídeos e outros elementos que mostrem isso de maneira clara, muito mais do que simplesmente ouvindo o professor falar sobre isso ou impresso no livro físico.

Portanto, faz parte do trabalho de uma escola bilíngue adicionar a tecnologia também para fazer valer a ideia de diversidade e de expansão dos conhecimentos, introduzindo as mais diversas culturas no debate e na rotina dos alunos. Com ferramentas digitais, isso é facilitado. Ou seja, mais um ponto para a tecnologia em sala de aula!

Trabalha a comunicação entre os estudantes

A comunicação dos alunos, hoje em dia, também precisa passar pela forma como eles agem digitalmente. Não dá mais para tentar negar que boa parte da vida em sociedade se faz com uso tecnológico.

Com isso em mente, as escolas devem usar a tecnologia para estimular os alunos a entenderem códigos digitais e a saberem conversar por esses meios. É possível criar atividades com utilização de um blog, por exemplo.

Ou um trabalho no qual a comunicação deve ser digital em busca da unificação de conhecimentos e que levem a um produto final. Aulas que ensinem aos jovens a importância de manter a educação em uma comunicação digital também são importantes.

Muitas vezes, por não estarem “olho no olho”, algumas pessoas se excedem. Isso pode ser trabalhado nos jovens para que eles aprendam que o mundo digital também exige respeito e comprometimento. E nada melhor do que a escola ajudar nisso.

Enfim, estas são formas de trabalhar com uso de tecnologia em sala de aula. Já que não há mais opção de vivermos em um mundo pré-tecnologia, e isso tampouco seria uma solução interessante, nada melhor do que educar os jovens para essa nova realidade em que vivem.

Assim, esta geração pode aprender a lidar com a tecnologia de maneira mais completa e respeitosa, usando todos os lados bons que a digitalização e as máquinas inovadoras e tecnológicas trazem.

Nas escolas bilíngues, que têm como base a ideia de respeito à diversidade e ao conhecimento de novos mundos, em uma realidade mais expandida, não dá para não haver a utilização da tecnologia.

Também por isso, convidamos o leitor a conhecer mais sobre nós. Somos a Simple Education e trabalhamos diretamente com implementação de metodologia bilíngue e programas de inglês. Não perca mais tempo e fale agora conosco!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Company

Our ebook website brings you the convenience of instant access to a diverse range of titles, spanning genres from fiction and non-fiction to self-help, business.

Features

Most Recent Posts

eBook App for FREE

Lorem Ipsum is simply dumy text of the printing typesetting industry lorem.

Category

plugins premium WordPress A tecnologia em sala de aula, nas últimas décadas, se tornou algo imprescindível para todos os setores da vida humana. Com os rápidos avanços e a introdução de elementos tecnológicos em basicamente tudo que existe, não dá mais para negar ou tentar evitar a utilização de diferentes ferramentas, nas mais variadas atividades.

Baixe Agora!

oLÁ, PARCEIRO SIMPLE :d

Por favor, preencha as informações abaixo e aguarde até 48h para receber seu acesso.