Simple Education

8 vantagens de um programa bilíngue

A educação bilíngue está cada vez mais presente nas escolas brasileiras. Isso porque cada vez mais pais percebem a importância de ensinar um novo idioma aos seus filhos para que tenham um futuro brilhante. Afinal, ser bilíngue é um importante diferencial não só no mercado de trabalho, como na sociedade de forma geral.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para mostrar as oito principais vantagens de um programa bilíngue ser implementado em sua escola. Acompanhe!

Vantagens de um programa bilíngue

1. Diferencial para sua instituição de ensino

Um programa de educação bilíngue não apenas beneficia diretamente o aluno, como também sua instituição de ensino, que passa a se diferenciar no mercado e a atrair novos potenciais estudantes.

Com isso, sua escola pode ter uma boa saúde financeira e expandir seus negócios.

2. Atrai novos alunos

Como dissemos, uma das grandes vantagens de um programa bilíngue é a de ajudar a atrair novos alunos. Hoje em dia, os pais estão cada vez mais conscientes da importância que uma educação de qualidade assume na vida dos seus filhos e na do seu futuro.

Afinal, um programa de educação bilíngue permite que o aluno aprenda mais de um idioma, o que pode garantir diferencial ao seu currículo.

3. Desenvolve a cognição do aluno

Além de proporcionar aos alunos a capacidade de ler, escrever e falar um novo idioma, dentre as vantagens de um programa bilíngue está o fato dele ajudar a desenvolver as habilidades cognitivas dos alunos e a torná-los mais criativos.

Hoje, a interação social permite que os alunos desenvolvam habilidades importantes, como interação, colaboração, criatividade e flexibilidade. E isso é o básico para que eles tenham um bom relacionamento com seus colegas.

Vantagens de um programa bilíngue

4. Expande a compreensão do estudante em relação ao mundo

Os alunos de escolas que possuem um programa bilíngue têm a oportunidade de obter uma compreensão mais abrangente em relação ao mundo, principalmente se a língua foco for o inglês.

Aprender inglês ou qualquer outro idioma, além do nativo, permite ao estudante se desenvolver em vários aspectos e situações da vida. Por exemplo, ele pode viajar para outro país e conversar tranquilamente com os nativos, bem como atender satisfatoriamente suas necessidades.

Hoje, ser fluente em outro idioma também proporciona acesso a diversos produtos culturais, como jogos, músicas e livros, ampliando não apenas a visão de mundo do estudante, mas também todo seu repertório cultural.

5. Desenvolve o relacionamento interpessoal

A interação social é a base das relações humanas. Quando a linguagem age como uma ponte em vez de uma barreira, fica mais fácil para as pessoas expressarem seus pensamentos e visão de mundo. Da mesma forma, ajuda a entender as visões de mundo de outras pessoas.

Portanto, podemos dizer que outra das vantagens um programa bilíngue em uma escola é o suporte para que o aluno desenvolva um bom relacionamento com seus colegas, já que ele pode fazer isso no idioma que está aprendendo. Portanto, a educação bilíngue torna a convivência entre as pessoas muito mais fácil.

6. Gera sensibilidade cultural nos alunos

A escola com um programa de educação bilíngue incorpora elementos e métodos de ensino culturais estrangeiros que ensinam aos alunos uma segunda língua, o que faz com que eles desenvolvam uma sensibilidade cultural.

Mas, como assim? Os estudantes aprendem desde cedo sobre a cultura de outros países e isso permite que eles compreendam melhor o conceito de diversidade cultural e entendam o mundo como um conjunto de grupos sociais distintos que se unem em prol de todos.

Vantagens de um programa bilíngue

7. Amplia a noção do aluno em relação ao mercado de trabalho

Quando falamos das vantagens de um programa bilíngue, não podemos deixar de fora o fato da escola ajudar a desenvolver no aluno uma melhor noção e capacidade de análise em relação ao mercado de trabalho.

Por exemplo, o inglês é um idioma considerado global, e a fluência nesse idioma pode não somente abrir inúmeras portas no mercado de trabalho, como colocar o estudante em contato mais próximo com empresas nacionais e internacionais.

8. Ajuda a escola a se manter competitiva no mercado

Por fim, uma das mais importantes vantagens de um programa bilíngue é que instituições de ensino que prezam pelo ensino de qualidade e atendem à demanda do mercado podem não só formar alunos críticos e criativos, como também ser competitivas no mercado.

Afinal, como já destacamos, hoje em dia, muitos pais procuram as melhores escolas para matricular seus filhos, pois acreditam que esta é a base para que tenham uma educação de qualidade e um futuro brilhante.

Por isso, escolas com cursos bilíngues podem, sem dúvida, se destacar no mercado e chamar a atenção de pais que se preocupam com a educação de seus filhos.

Viu só como é importante instituir em sua escola um programa de educação bilíngue? Trata-se de uma estratégia fundamental para que ela não apenas garanta uma educação de qualidade para seus alunos, mas também para que conquiste agilmente seus objetivos, como se tornar mais competitiva.

Quer saber mais sobre essas e outras vantagens de um programa bilíngue? E como a Simple Education tem soluções ideias para ajudar sua escola a crescer? Entre em contato agora e fale com um de nossos especialistas!

Compartilhe esse post

Acompanhe mais:

Procura uma solução bilíngue para a sua escola?

Nós somos referência em programas bilíngues e soluções de inglês para escola.

Simple Education Blog
plugins premium WordPress Este conteúdo vai te apresentar as oito principais vantagens de um programa bilíngue ser implementado em sua escola!

Baixe Agora!

oLÁ, PARCEIRO SIMPLE :d

Por favor, preencha as informações abaixo e aguarde até 48h para receber seu acesso.